Abaixo-Assinado (#49378):

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE PARA BENEFICIÁRIOS DE CONVÊNIOS MÉDICOS

Destinatário: deborasiqueirabueno@gmail.com

OFÍCIO AO:
CFP – Conselho Federal de Psicologia;
PREFEITURA DE GUARULHOS e
PREFEITURA DE SÃO PAULO

1. Tendo por fundamento que o Brasil já entrou na fase de explosão da pandemia de COVID-19, e que estamos a frente a uma das maiores ameaças já vivenciadas pelos sistemas de saúde do mundo, com risco real de sequelas e mortes em toda a população;
2. Tendo por fundamento o posicionamento da Organização Mundial da Saúde sobre a pandemia e a Decretação de estado de calamidade pública pelo Estado Brasileiro;
3. Tendo por fundamento a situação criada pela propagação descontrolada da COVID-19, que pode ser efetivamente combatida com isolamento social e eficiente higienização e, finalmente,
4. Tendo por fundamento a necessidade de proteger tanto a saúde dos psicólogos, que precisam continuar prestando apoio, principalmente nesse momento difícil que a população está passando, como a dos pacientes;
5. Estes profissionais da área da Psicologia, seguindo o abaixo assinado eletrônico que a categoria realizou, solicita apoio e aprovação do CFP – Conselho Federal de Psicologia e da Prefeitura das cidades de Guarulhos e São Paulo para ajudar esses profissionais a prosseguir com os atendimentos psicológicos, EM CARÁTER DE EXCEPCIONALIDADE E ENQUANTO DURAR A BATALHA DE COMBATE AO CONTÁGIO DA COVID-19, nos estritos e seguintes termos:
6. Atendimento psicológico online a pacientes beneficiários de PLANOS DE SAÚDE, tendo em vista que o CFP já possui aprovação e regulamentação para atendimentos online desde 2018, por meio de plataformas seguras, mantendo a mesma ética e sigilo profissional já praticados no atendimento presencial.
7. Entendemos que cada operadora de convênio médico possui uma forma única de controlar os atendimentos, sendo algumas através de guias e outras através de token. Por isso sugerimos que, excepcionalmente pelo período de 3 meses, as operadoras desenvolvam uma outra forma par confirmação das consultas realizadas no mês, enviando um controle para os pacientes por e-mail ou guias que deverão ser assinadas pelos próprios assim que possível.
8. O intuito da categoria é dar CONTINUIDADE aos atendimentos psicológicos para pacientes que já estavam em tratamento, uma vez que, frente a essa pandemia, muitos desses pacientes que já estavam em sofrimento demonstram desestabilidade emocional e necessidade de apoio psicológico nesse momento.
9. Casos graves de pacientes psiquiátricos com depressão, ansiedade, síndrome do pânico e demais transtorno, com ideação e pensamento suicida diante dessa situação de calamidade pública, tendem a agravar sua situação psicológica acarretando em mais problemas de saúde no futuro.
10. Devemos priorizar a saúde emocional nesse momento, além dos cuidados que já estamos tendo, pois a consequência de uma crise sempre será os traumas e transtornos psicológicos gerados por ela.
11. Essa solicitação caminha no mesmo sentido do trabalho conjunto realizado por todas as autoridades públicas competentes para se manifestar sobre o tema e ressalta, novamente, que o intuito dos profissionais da área de Psicologia é cumprir com o nosso papel apoiando as políticas públicas de saúde estabelecidas em prol da população brasileira.


Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.