IMEDIATA SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DA DÍVIDA PÚBLICA

Destinatário: Governo Federal; Presidente da República; Ministro da Economia; Presidente do Senado Federal; Presidente da Câmara dos Deputados.

O Brasil é mais um dos países a sofrer efeitos sociais e econômicos com a disseminação do vírus COVID-19. Muitas medidas emergenciais devem e estão sendo tomadas para evitar que a curva de contaminação seja acentuada. Mas, precisamos garantir recursos nos Estados e Municípios, para que as equipes de saúde possam ter efetividade nas suas ações de prevenção e cuidado dos infectados.

Desta maneira, a suspensão do pagamento da dívida pública e utilização dos recursos para fortalecer a seguridade social (saúde, previdência e assistência social) é o que se impõe. Será umas das formas de garantir recursos para financiar todas as ações do SUS e SUAS no combate ao novo coronavírus.

Sabemos ainda que o Estado brasileiro, a exemplo de outras nações, devem garantir a suspensão do pagamento dos serviços públicos de água e luz para famílias de baixa renda, bem como garantir uma renda básica.

Sem dúvidas, com a suspensão imediata do pagamento da dívida pública, com a realocação desses valores nestes gastos públicos, é a medida mais sensata a ser adotada no momento.