COVID-19: curso técnico em química (3° semestre/noturno 2020) - reavaliação das aulas EAD

Destinatário: vinicio_angioletti@estudante.sc.senai.br

A turma do curso técnico em química (3/2020), vem por meio deste abaixo-assinado declarar seu descontentamento com a atual situação e cronograma de aulas EAD causadas pela pandemia do COVID-19, e pedir para que medidas sejam tomadas para que seja oferecida uma melhor solução a atual necessidade de distanciamento social.

Nossas motivações:

- Por se tratar de um curso TÉCNICO presencial, no qual aulas práticas e o constante acompanhamento de um professor são parte fundamental do aprendizado, acreditamos que NÃO iremos obter bons aproveitamentos destas aulas EAD. Muitos discordam com os métodos de ensino a distância ou simplesmente sentem muita dificuldade em aprender, o que torna essa carga horária que nos esta sendo imposta um desperdício de nossos recursos, tempo e dinheiro, sendo também uma inconveniência a nossos professores, que precisam agora espremer o conteúdo das aulas presenciais em um formato EAD.

- Contribuímos mensalmente com uma parcela direcionada a um ensino presencial, podendo fazer uso de salas de aula, laboratório e de um professor que sempre nos acompanha, neste formato EAD estamos sendo negados esses recursos, sendo forçados a continuar pagando o valor original do curso, que no estado atual não é justo, pois viola os acordos realizados no momento de contratação do serviço.

- O cronograma prevê apenas 20h aula de conteúdo EAD, sendo que no atual formato proposto estaremos ultrapassando esse limite, afetando dessa forma nossa capacidade de explorar todas as práticas necessárias para um profissional técnico em química dentro da carga horária originalmente contratada.

Nossa proposta:

- Pedimos que os responsáveis pela coordenação do curso busquem uma nova maneira de realizar o necessário distanciamento social sem que recorramos as aulas EAD para que nosso aprendizado não seja defasado, seja por meio da paralização temporária do curso ou algum outro método que melhor funcione para o atual cronograma do SENAI. Nós queremos chegar a um consenso, entendemos que a situação é crítica e de demasiada complexidade, mas nosso pedido é pensando no bem maior, pois entende-se que o objetivo do curso é formar profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho, coisa que neste atual formato EAD tememos não ser possível.

Att,