Realização de aulas remotas no curso de Medicina durante momento de pandemia do COVID-19.

Destinatário: Ao Dr. Manoel Eugenio dos Santos Modelli Coordenador do Curso de Medicina do UniCEUB e ao Dr. Carlos Roberto da Cruz Diretor Acadêmico do UniCEUB

Ilmos,

o Centro Acadêmico de Medicina do UniCEUB (CAMedU) juntamente com o Diretório Central dos Estudantes do UniCEUB (DCE), representado pelos seus presidentes ao final subscrito, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Senhoria, EXPOR e REQUERER o que se segue:

Devido ao decreto 40.506 de 11 de Março - que inviabiliza aulas presenciais devido a pandemia do novo COVID-19 - e também a portaria nº 345 de 19 de Março de 2020 - que viabiliza as ferramentas online para ministrar conteúdo teórico também no curso de Medicina durante a suspensão das atividades presenciais. Solicitamos que a reposição das aulas durante o período de suspensão das atividades seja realizada por meio de aulas remotas (online) como já está sendo realizado em outros cursos do UniCEUB e em outras faculdades de Medicina do Brasil.

Dessa forma sugerimos que:

Aos alunos do primeiro ao terceiro semestre sejam antecipadas as matérias de Estudo a Distância (EAD) do Core Curriculum, como já mencionado em requerimento anterior. Ademais, solicitamos também a realização de atividades teóricas das matérias de Interação-Estudo-Saúde-Comunidade (IESC I, II e III), Eixo tutorial (conferências e dinâmica pelo Hangout) e Eixo de Habilidades Profissionais (profissionalismo e informática). Exceto as atividades práticas do Eixo tutorial (Morfofuncional), IESC (Visitas domiciliares e demais práticas em cenários) e Habilidades Profissionais (práticas no laboratório de Habilidades Clínicas) que serão repostas futuramente.

Aos alunos do quarto ao oitavo semestre de faculdade solicitamos a realização das matérias de Interação-Estudo-Saúde-Comunidade (IESC), Eixo tutorial (conferências e dinâmica pelo Hangout) e Eixo de Habilidades Profissionais (profissionalismo). Exceto as atividades práticas do Eixo tutorial (Morfofuncional), IESC (Visitas domiciliares e demais práticas em cenários) e Habilidades Profissionais (aulas práticas no laboratório de Habilidades Clínicas, laboratório de simulação realística e rodízios do Ciclo Clínico) que serão repostas futuramente.

É de nosso conhecimento que em função ao curto espaço de tempo para organizar as atividades de cada eixo a serem lecionadas, a esquematização das aulas e planos de ensino devem ser de responsabilidade do professor, permitindo uma maior flexibilidade, e a comunicação com a turma deve ser feita por meio da plataforma Google Classroom. Contudo, em relação a dinâmica do tutorial, sugerimos que a dinâmica permaneça plena com utilização da ferramenta Google-Hangouts por meio do e-mail institucional do UniCEUB, seguindo a mesma turma e os mesmos horários propostos na grade horária curricular. Caso julguem inviável continuar com a dinâmica de tutorial intacta, sugerimos ainda que as aulas sejam substituídas por estudo prévio dos problemas seguidos de aula expositiva com o professor e por fim, questionários após cada aula, de forma que avalie o aproveitamento das aulas.

Acreditamos que dessa forma será possível minimizar as perdas e prejuízos causados pelo isolamento domiciliar aos acadêmicos e a instituição de ensino. Essas medidas visam possibilitar aos acadêmicos do curso de medicina do UniCEUB a utilização do tempo disponível para antecipar o conteúdo a partir de recursos online, podendo assim, serem utilizados como carga horária curricular. Ressaltamos que essa medida torna-se necessária em vista ao momento que estamos sendo apresentados e reiteramos a preocupação dos alunos com a ausência de perspectiva para retorno pleno das atividades presenciais. Dessa forma, os alunos poderão ter um aproveitamento melhor do período e caso - futuramente - seja necessário uma remodelação da grade horária, esses horários serão livres, dando espaço para reposição das demais matérias.

Pede deferimento.
Brasília, 23 de Março de 2020.

Victória Piantino (presidente do CAMedU) Ilmos,

Dessa forma sugerimos que:

Pede deferimento.
Brasília, 23 de Março de 2020.

Victória Piantino (presidente do CAMedU) e Rafael Calixto (presidente do DCE).