Não aceitamos aulas em formato EAD em nosso curso de pós-graduação.

Destinatário: Diretoria de Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá

Em um comunicado enviado, através do portal, aos discentes, recentemente, a Universidade Estácio de Sá, estabeleceu que “(...) Seguindo a orientação do Ministério da Educação – MEC dada pela Portaria nº 345, de 17 de março de 2020, que delibera:
"Art. 1º Fica autorizada, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino, de que trata o art. 2º do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.”
Assim sendo, as aulas previstas para ocorrer presencialmente entre os dias 28.03.2020 e 30.04.2020 serão disponibilizadas na sua área do aluno, por meio de ferramentas digitais (...)”

Entretanto, nós, os alunos das turmas 07815 e 08673 do Curso de Pós-graduação lato sensu Estética Clínica com Ênfase em Terapias Aplicadas da Universidade Estácio de Sá, abaixo assinados, apesar de também preocupados, mediante a atual situação de isolamento social decorrente da pandemia com coronavírus em todo o país, gostaríamos de solicitar, pautado em nossos contratos de prestação de serviços, à referida Instituição de Ensino Superior, que mantenha o formato original do curso presencial, principalmente em relação as aulas práticas.

Sabemos, e não estamos nos opondo, que o momento atual pede por si só o isolamento de todos os cidadãos. Mas, gostaríamos de pontuar que aulas presenciais, principalmente no que tange aulas práticas, não há como ser mantido a mesma qualidade, e além disso, pensando que nem todos os alunos possuem tais ferramentas tecnológicas disponíveis em suas respectivas residências para acompanhar o prosseguimento do curso de forma não presencial, estariam sendo lesados do seu direito de possuir a mesma qualidade e oportunidade para adquirir tal conhecimento.

É primordial que para mantermos a qualidade do conteúdo e características iniciais, as aulas sejam mantidas de acordo com o quadro original perante o contrato de prestação de serviço assinado com a Instituição de Ensino referida.

O documento tem por objetivo abordar esses temas no intuito de orientar a nós, consumidores e aos senhores, prestadores de serviço, a fim de que possamos manter as melhores formas das boas relações de consumo.

Sendo assim, solicitamos que o passo a ser dado pela Instituição de Ensino seja definir/esclarecer como a mesma pretende cumprir a carga horária já definida por um cronograma e que, neste momento, precisará ser atualizado com novas datas futuras, respeitando sempre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação,.
.
Esperamos que a Universidade, pensando no melhor para seus discentes e na sua posição atual frente ao mercado se posicione, encontre e esclareça, o mais breve possível, quais medidas pretende tomar em relação à disposição atual do Curso de Pós-graduação aqui citado.