Carta Proposta á diretoria do Hospital Felicio Rocho

Destinatário: Coordenadores Cardiologia

CARTA PROPOSTA

A/C da Diretoria do Hospital Felício Rocho.

​A equipe de cardiologia tem plena consciência de que tão grave pandemia afetou não apenas a saúde da população mas, sobretudo, a economia do País, mas com maior impacto no indivíduo.
Recentemente, nos foi informado pela Coordenação, que a Diretoria, com vistas a adequar a atual situação financeira do Hospital, tendo em vista que o novo covid-19 acarretou queda de receita e/ou aumento de despesa, propôs uma redução de 30% sobre o teto pago pelo plantão. Este está em curso há 4 anos, desde que a equipe foi montada e durante o mesmo não teve qualquer reajuste .

​Todavia, entendemos que, muito embora o Hospital tenha que se adequar a excepcional situação ocasionada pelo coronavírus, visto que muitas delas são orientadas pelo ministério da saúde e ANS, do mesmo modo, há que se observar a peculiar situação vivida pelos médicos e demais profissionais da saúde que, efetivamente se arriscam como linha de frente sem que isto represente qualquer acréscimo financeiro em detrimento dos fatos apresentados.

Em apoio às medidas adotadas pelo hospital, e contribuindo para o enfrentamento do nono coronavírus, a equipe, por determinação da coordenação, é a retarguarda de atendimento da emergência no pronto atendimento em caso de deslocamento do emergencista para a área em anexo.
A diretoria está ciente desta função extra?

Pois bem,assumimos a mesma sem contraposição no intuito de colaborar com o hospital e com a coordenação.

​Nesta linha de raciocínio, julgamos que há outras alternativas, igualmente eficazes, que não a redução tão drástica da remuneração dos médicos, que pode preservar tanto esses profissionais quanto o Hospital.

​Até porque, temos a certeza que o Felício Rocho reconhece todo empenho da Equipe de Cardiologia em zelar pela excelência nos atendimentos dos pacientes cardiopatas, e mais, da importância deste setor no atual cenário de pandemia.

​Diante do diálogo que sempre nos foi proporcionado, quer seja pela Coordenação, quer seja pela própria Diretoria do Hospital, gostaríamos de pontuar o seguinte:

​▪ Além do atendimento aos pacientes cardiopatas, que, aliás, são considerados ​de alto risco e de difícil manejo caso sejam contaminados pelo covid-19, ​também seremos suporte da equipe de urgência, com inequívoco aumento de ​nossas funções, sem contudo, haver qualquer incremento financeiro. Em outras ​palavras, haverá um acúmulo/acréscimo de funções sem a devida ​contrapartida financeira.

​▪ Os gráficos epidemiológicos disponibilizados pelos órgãos competentes ​apontam um cenário difícil e de crescente número de contaminados a médio e ​longo prazo, o que fatalmente ocasionará um aumento considerável de ​atendimentos por parte desta Equipe e, consequentemente, da carga de ​trabalho e de risco de exposição ao novo covid-19.
-- Salientamos ainda que os valores atuais pago pelo hospital felicio Rocho não é a quem de outros serviços ,pois trabalhamos com um nível de complexidade alto ao exemplo de pacientes transplantados via SUS / convênios ,entre outros .Lembrando que apesar de outras instituições trabalharem com produtividade o valor da ficha é superior aos que são pagos no hospital felicio Rocho além de se tratarem de perfis e complexidades diferentes como foi dito.
​ Portanto, viemos por meio desta propor a seguinte contraproposta, nos seguintes termos:

a) R$1.200,00 (mil e duzentos reais) para o plantão de 12 horas para toda a equipe do pronto-socorro (cardiologia, clínica médica, grandes urgências etc), pois todas as especialidades são igualmente importantes no combate a pandemia, não podendo, desta feita, haver desigualdade na remuneração, valor este que deverá perdurar por um período de 2 (dois) meses.

Aguardamos um retorno da diretoria com prazo de 2 dias ,onde após este a equipe avaliará medidas possíveis , até mesmo a interrupção da equipe no Ps cardiológico .

​De mais a mais, gostaríamos de reafirmar o compromisso da Equipe Médica do Pronto Socorro Cardiológico do Hospital Felício Rocho com a grave crise provocada pelo novo covid-19, certos de que chegaremos a um denominador comum, nos colocando à inteira disposição para uma reunião se assim julgarem necessário.

Atenciosamente,

Equipe Médica do Pronto Socorro Cardiológico do Hospital Felício Rocho