Abaixo-Assinado (#49826):

NOTA DE REPÚDIO DOS ACADÊMICOS DOS 1º; 2º; 3º; 4º; 5º; 6º E 7º PERÍODOS DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA IESO

Destinatário: ACADÊMICOS DE DIREITO IESO

Senhores diretores, coordenadores, corpo docente, corpo discente, servidores e demais componentes da comunidade acadêmica e da SOCIEDADE PÚBLICA EM GERAL

O CORPO DISCENTE DOS 1º; 2º; 3º; 4º; 5º; 6º E 7º PERÍODOS, matriculados nesta instituição de ensino superior, vinculada à UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP, vem por meio dessa nota, manifestar o REPÚDIO em função do comportamento adotado pela faculdade no tocante à FALTA DE TRANSPARÊNCIA referente a assuntos de ordem financeira.

É de conhecimento público a atual situação de PANDEMIA provocada pelo COVID-19, com seus inúmeros caso de contaminação e principalmente de óbitos, desnecessária refutarmos aqui, a situação em que se contra o nosso estado de Pernambuco. Em razão do tratamento, ou melhor, DA FALTA DESTE TRATAMENTO pela Coordenação Administrativa/Financeira, no tocante à incessante busca de informações relativas às mensalidades, acordos e outros assuntos de ordem administrativa e financeira junto à instituição.
ESSAS INFORMAÇÕES FINANCEIRAS SIMPLEMENTE NÃO EXISTEM!!!

Por várias vezes, o corpo discente, mesmo sabendo que não ser de competência da COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, “bombardeava” essa com pedidos para que fosse levado às diversas reuniões em que a mesma participava com as demais coordenações, inclusive a ADMINISTRATIVA e FINANCEIRA, bem como com a direção geral da faculdade. As respostas obtidas eram e são sempre as mesmas:

“... o assunto foi levado, mas não obtive resposta...”
(somos cientes disso)
“... gostaria de poder ajudar, mas não tenho competência...”
(somos cientes disso)
“... não posso responder pelo que não me compete...”
(somos cientes disso)

Já no campo acadêmico, CONSIDERANDO o advento da publicação do DECRETO GOVERNAMENTAL Nº 48.809 de 13/03/2020 que inicialmente estabeleceu as “MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO À EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO, e os DEMAIS DECRETOS GOVERNAMENTAIS SUBSEQUENTES, somadas a esses TODAS AS MEDIDAS PROVISÓRIAS expedidas pela União, todas alusivas ao mesmo episódio epidemiológico que em determinados artigos PROÍBE/LIMITA aglomerações populares, tornou-nos reféns de um ‘ISOLAMENTO SOCIAL”.

Estabelecido o “caos no mundo acadêmico” em buscas de informações pertinentes de como se daria o seguimento do período em curso; pagamentos de mensalidades – se teríamos abatimento/reduções; se o período seria suspenso; se a faculdade anteciparia as férias... enfim.

Nós, enquanto representantes de turmas, CONSTANTEMENTE BOMBARDEADOS com o pedido de informações do corpo discente, estabelecemos um canal de comunicação junto à coordenação pelo qual alimentávamos todos os pleitos que nos eram chegados para que fosse submetido à direção... Inicialmente, em função da situação que ora imperava com as incertezas que nos eram retornadas... Pela AUSÊNCIA TOTAL DE COMUNICAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA e com a DIREÇÃO DA INSTITUIÇÃO, a coordenação pedagógica, “virou alvo”, apesar de não ser da COMPETÊNCIA DA MESMA, ela comprometia-se sempre em levar tudo isso ao conhecimento “de quem de direito”, mas o retorno nunca se deu, ATÉ A PRESENTE DATA, 16/04/2020, O COSPO DISCENTE DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA – IESO, na pessoa de seu Diretor, o Senhor Henrique Sales e/ou da Dra. Ana Paula Bandeira de Melo Valença, ou de quem quer que fosse da ÁREA ADMINISTRATIVA/FINANCEIRA dessa faculdade, em detrimento do tratamento prestado ao seu corpo discente, tratamento esse que eu JOSIAS SOUTO MAIOR JUNIOR, relatei em email direcionado à pessoa do Dr. Henrique Sales no dia 16/03/2020 – cujo texto transcrevo a seguir para que seja do conhecimento de todos:

FALTA DE COMUNICAÇÃO - RECLAMAÇÃO
Josias Josiasjr
16 de mar. de 2020 14:53
Para Henrique Sales

Boa tarde
Infelizmente venho novamente entrar em contato com o senhor, Professor Henrique.

É UM ABSURDO A MANEIRA COM QUE O GRUPO TRATA SEU CORPO DISCENTE. A FALTA DE COMUNICAÇÃO É CRÔNICA EM TODAS AS UNIDADES DESSE GRUPO DE ENSINO, digo GRUPO, pois o mesmo fato ocorre em todas as UNIDADES.

Se ligarmos para a secretaria do IESO, ninguém sabe informar nada... Se ligamos para o IPESU a mesma coisa???? ENFIM QUEM PODE E TEM INFORMAÇÕES NESSA FACULDADE???????

Se contatamos QUEM QUER QUE SEJA, a resposta é a mesma NÃO EXISTE NENHUMA INFORMAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO... a ADMINISTRAÇÃO NÃO PASSOU NADA..... O DIRETOR NÃO ESTÁ AI... NINGUÉM SABE DE NADA.....

Muito complicado isso.

Estamos no momento com TODAS AS FACULDADES DE PERNAMBUCO COM AS AULAS INTERROMPIDAS/SUSPENSAS por conta do DECRETO DO GOVERNADOR DO ESTADO e na IESO ninguém sabe de nada..... Bom eu já deveria estar acostumado com isso, afinal são dois anos e meio já nessa mesma ladainha...

Sei que esse infelizmente será mais um email sem resposta, não é verdade? Até hoje eu aguardo a sua, que era para JANEIRO.......

INFELIZMENTE É ASSIM QUE SOMOS TRATADOS !!!!!
Assina JOSIAS SOUTO MAIOR JUNIOR

No meio desse caos de incertezas e indefinições, a faculdade estabelece uma ferramenta para “contato com os alunos” o CLASSROOM da Google – para que os professores pudessem enviar “apostilas e fichas”, algumas inclusive até essa data sem uso por parte de alguns professores,... O corpo de alunos “sedento de informações e principalmente de aulas”, rodou para que fosse estabelecidas e utilizadas pela faculdade, algumas ferramentas de vídeo conferência, para que a figura dos mestres e principalmente a INTERATIVIDADE DO BINÔMIO – ALUNO x MESTRE – pudesse ocorrer, facilitando o entendimento... Ledo engano... Começou novamente o caos.... Agora era a informação que os professores não poderiam ser obrigados a utilizar tal ferramenta... Professor tal, prefere o YOUTUBE, professor tal não gosta de expor a sua imagem em vídeo... Professor tal não sabe utilizar o computador (não domina a ferramenta), enfim....

Por várias vezes salas de vídeo conferência foram abertas por alunos, até que um dia, já no início de abril, enfim recebemos a notícia de que a faculdade iria adotar o ZOOM MEETING como ferramenta exclusiva para ministrar a vídeos conferencias com os alunos... Até hoje tem aluno que não consegue abrir e assistir uma aula, seguindo pelo “portal do aluno” inclusive por não aparecer nem o agendamento postado lá pela faculdade, como se observa nas figuras a seguir:

Isso, sem falar os mais diversos problemas de ordem pessoal, dos alunos, sejam por conta das limitações impostas pelas suas atividades profissionais e empresariais e o pior, familiares... Outra preocupação passa a existir...

AS PROVAS...

Diante de todos esse problemas, surge HOJE 16/04/2020, um CALENDÁRIO DE PROVAS, que foi ajustado numa reunião pedagógica, na última segunda-feira 13/04/2020 entre a coordenação e alguns professores. Calendário esse que inicia-se em 27/04/2020 com provas diárias, até agora não se sabe, NEM NINGUEM informa como dar-se-ão essas provas, a única informação que recebemos foi essa:

“Caros alunos,
Diante do avançar epidemiológico que assola nosso país e o mundo, a IESO vem buscando uma solução viável da continuação pedagógica. Foi adotado o sistema do google classroom juntamente com aulas em tempo real por meio do zoom institucional.
Dessa forma, teremos realização das avaliações semestral (NP1) normalmente. Segue calendário de provas.
Desde já agradeço a empatia de todos.
Atenciosamente,
Renata Leimig”

Agora... como se darão essas provas... sabe Deus!!!!

Senhores, se faz necessário informar que a média de alunos “ON LINE” nas vídeos conferências é de 13, chegando a algumas vezes a 16, numa turma de dois períodos com cerca de 50 alunos. Essas ausências estão atreladas às mas diversas reclamações como a já observada, fruto da inconstância do portal da faculdade, passando por redução da velocidade de conexão – notadamente informada pelas operadoras– em função da demanda de utilização pelos assinantes, nem todos possuem internet de alto desempenho (por falta de condições financeiras mesmo), situação piorada ainda mais, uma vez que alguns reduziram muito, tendo alguns que vieram a perder a sua fonte de renda. Deixando o nível de estresse nos estágios mais altos... compreensível.
Imediatamente à postagem do calendário das provas, novamente os representantes foram bombardeados com as mais diversas postagens, todas reclamando pelo posicionamento adotado pela instituição, das quais apresentamos a seguir algumas:

“Horrível, desorganizado, muitos serão prejudicados, isso ta tudo errado, não ha um padrão, eu mesmo não assisti as aulas online, vai ser briga viu...”

“Prq não farei essas provas não estou preparado mais perdido q tudo...”

“A faculdade quer fazer de um jeito q os prejudicados serão os alunos...”

“e Renata que só ministrou uma aula? e de uma disciplina só.... ela aplica duas...”

“Pois é, na verdade nem lembro dessa única aula que Renata ministrou...”

“Bom dia pessoal o problema é que a IESO está fingindo que está dando todas as aulas, sua plataforma não funciona e mesmo assim estas aulas estão sendo consideradas como ministradas.”

“Assim mesmo! Eu não consegui entrar nenhum dia nessa porcaria de sistema da faculdade...”

“A flexibilidade tem que vir do dois lado, pra quem esta querendo só o diploma ta bom de todo jeito, mais pra quem quer aprender nao pode ser assim...”

“Falar no desconto da mensalidade eles não falam.... Ficam dando tudo de bolo...”

“A faculdade deveria nos ajudar sim, porq não conseguimos estudar nada nossa internet ja é de péssima qualidade travando direto, o aprendizado pela internet é péssima, tudo ficou mais complicado. Certo..e como fica nossa situação, pagar valor completo estudar pela metade...”

“Ai a faculdade quer cobrar a prova como se nós tivessemos estudado na sala de aula, fica complicado...sinceramente. 2 ponto de trabalho todo semestre tem.. Isso ja é normal. Lucas ja disse, 2 ponto de um trabalho...e 4 questão valendo 2 ponto...absurdo....”

“Estamos pagando e caro... Desculpe porq vou colocar quanto eu pago, mais fica complicado pra quem paga um valor pesado, pra reprovar e ter que pagar novamente estou pagando de um jeito que só jesus sabe... Eu pago 700,00 pra eu tirar novamente pra pagar cadeira, eu vou trancar a faculdade simplesmente..”

Pois bem senhoras e senhores... o IESO / FACCOR / FACIR - Instituto de Ensino Superior de Olinda, situ à Av. Sigismundo Gonçalves, 375 - Carmo - Olinda/PE, com telefone (81) 3429-4330 (que dificilmente atendem, e quando atendem não tem nenhuma informação plausível) tem seus alunos tratados assim... pela sua ADMINISTRAÇÃO... pela sua DIRETORIA.... Senhores, EXISTEM DOIS ABAIXO ASSINADOR TRAMITANDO ENTRE O CORPO DISCENTE RECLAMANDO JUSTAMENTE DISSO.... DO DESCASO PARA COM SEUS ALUNOS...

“Abaixo-Assinado (#49633):
Suspensão ou Redução da mensalidade
Destinatário: portohenrique@yahoo.com.br
Prezado(s)

Vimos através deste meio de comunicação, por intermédio dos representantes de sala, expressar o sentimento dos acadêmicos de direito da instituição IESO.

Informamos que estamos insatisfeitos em ter que arcar nos tempos atuais(Pandemia Covid-19), uma mensalidade no valor na modalidade presencial sem ter aulas. No entanto, mesmo que houvesse na modalidade online, que seja reduzida a mensalidade, haja vista sabermos que, os cursos na modalidade à distância os custos são bem menores e por isso o valor é menor do que na modalidade presencial.

Insta destacar que, muitos acadêmicos são autônomos e estão impossibilitados de realizar suas atividades cotidianas para que possa sustentar a si e a toda sua família, estamos passando por um momento inesperado e difícil. Contamos com a compreensão da nossa instituição de ensino para que busque algo que seja benéfico para ambos.

Não obstante, informo que será razoável e proporcional que se reduza a mensalidade se for aderido a modalidade de aulas remotas. Diante do exposto, segue um abaixo assinado dos alunos que pleiteiam a redução ou suspensão das mensalidades, até que tudo se normalize.

Desde já agradecemos a atenção e compreensão.

Cordialmente,
Representantes do Curso de Direito da IESO.”

Não temos reclamações pelo tratamento de seus funcionários, nem poderíamos reclamar... Eles tem LIMITAÇÕES, sabemos disso... Nossa Coordenação não tem competência/autorização/conhecimento para TRATAR DE ASSUNTOS FINANCEIROS...

“QUEM DEVERIA RESPONDER, NÃO SE MANIFESTA !!!”

E simplesmente IMPUTA A COBRANÇA... E quem quiser que dê seu jeito para pagar.... Quem precisa tratar de assuntos financeiros, inclusive de ACORDOS/REMATRÍCULA, está impedido de fazer isso, por não conseguir de modo eletrônico e as atividades presenciais estarem interrompidas “até determinação em contrário” (é como está no portal da faculdade).

Somos, nós alunos do 6ª e 7º Períodos, as próximas turmas a ser formarem em DIREITO, as próximas turmas que representaram esta instituição de ensino no ENAD... PENSEM BEM...

Buscar a ouvidoria? Nunca obtivemos nenhuma resposta...

COM INDIGNAÇÃO, COM INSATISFAÇÃO E ATENTOS A TAL CONSTATAÇÃO, MANIFESTAMO-NOS EM COMPLETO REPÚDIO, e para nossa tristeza, estamos cientes de que poderemos ser alvo de represálias, assim, deixamos, também, as portas abertas para todos os alunos que se sentirem incomodados, alarmados ou vitimados por qualquer conduta discriminatória, praticada pela ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE, nos informem para que possamos fazer a devida apuração e construirmos, juntos, um curso de Direito capaz de formar profissionais técnicos e, acima de tudo, cidadãos éticos, conscientes, e garantidores do perfeito exercício da profissão que desejaram.

ASSINAM ESSA NOTA DE REPÚDIO

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.