DESCONTO DAS MENSALIDADE - REDE SIGMA

Destinatário: Direção Geral Rede Sigma

A rede Sigma

Esta escola, fundada em 1983, construída à luz de uma proposta de excelência acadêmica e de formação integral do estudante, onde muitos de nós pais, também usufruímos desta estrutura e gigante proposta de ensino, vimos com este abaixo assinado, solicitar a esta escola de forma amigável e consciente a revisão dos valores pagos em função deste momento de pandemia, em que todos os alunos da instituição se educam por meio de atividades online.

É preciso considerar que nessa nova etapa a carga horária oferecida pela escola não cumpre diariamente a mesma oferecida em aulas presenciais;
Entendemos a agilidade com que a escola promoveu a inserção das aulas para o campo virtual, onde todos os alunos podem usufruir das aulas ministradas, vemos um esforço incondicional por parte de todo o corpo docente em dar aulas de qualidade, assim como faziam presencialmente, mas há de se considerar que toda essa adaptação foi exigida a todos de forma muito acelerada, não dando a nenhum dos envolvidos tempo hábil de capacitação deste novo método de trabalho, e todo esse período de adaptação impacta sensivelmente no resultado do ensino pelo qual foi contratado a esta instituição e que seguramente podemos afirmar que não terá o resultado proposto no projeto pedagógico para 2020.

Não existe como ponderar que quando as aulas retornarem as salas de aulas, será dado continuidade ao conteúdo programático como se não tivesse ocorrido interrupção do conteúdo.

O Sigma nos apresentou um propósito educativo, de desenvolver as potencialidades intelectuais, que se soma aos princípios de interpretação crítica da realidade e de valorização da construção moral de nossos alunos. Mas, nesse período em que as aulas on-line se fazem a realidade não se tem uma prestação completa deste serviço contratado.

As famílias por não terem contratado um serviço de educação online, em sua grande maioria não tinham estrutura montada para receber tal mudança e também tiveram que se adequar rapidamente para que seus filhos tivessem o mínimo de estrutura para acompanhar as atividades propostas, seja com recursos físicos, tecnológicos ou até mesmo humano, fazendo assim investimentos financeiros não contemplados em seus orçamentos anuais, sem colocar objeções e mostrar resistência.

Se a escola acredita na possibilidade de cumprir o cronograma curricular, ou ao menos acercar-se dele, deveria propor diariamente mais esforços para executar uma carga horária diária de aulas nos mesmos termos que os alunos teriam em aulas presenciais.

Mas, isso não se mostra possível, pois muitas variáveis envolvem o cumprimento desta meta, como dificuldades de conexão por parte dos professores, intervenções pessoais destes, muita interferência na dinâmica das aulas, por problemas técnicos de todos os envolvidos, oscilações e inconstâncias da plataforma adotada, descapacitação por parte de boa parte dos pais que não se mostram fluentes na linguagem tecnológica e apresentam dificuldades básicas, por ser um novo cenário ainda em desenvolvimento, entre outras. Tudo isso compromete que todas as aulas cumpram seu tempo programado de aula, reduzindo ainda mais o tempo de apresentação do conteúdo.

É percebido uma grande responsabilidade e disposição por parte das famílias de fazerem toda essa nova estrutura dar certo, mesmo não tendo recebido por parte da escola, informações básicas de uso desta plataforma e aprender sozinha a cada desafio que se apresenta a sua frente. Mas, essa mesma disposição por parte da Rede Sigma tem deixado a desejar, nos impondo a pagar integralmente as mensalidades como se tudo estivesse correndo na mais perfeita ordem, quando vemos um país buscando de forma cooperativa a ajuda mútua.

A escola precisa ter a sensibilidade para enxergar que não pode cobrar essa adaptação igualmente para todos os alunos, precisando considerar que a forma de estudos presenciais faz parte da história do aprendizado e com ela os capacitadores conseguem identificar em suas classes as variâncias que podem interferir no aprendizado, coisa que essa nova estrutura não preparada/capacitada, não proporciona, pois não há como identificar do ouro lado da tela as evidências que existe um aluno imaturo para essa inovação, ou que a idade desta criança ainda não facilita que ela absorva igualmente como uma criança de séries mais avançada, ou que o ambiente é comprometedor para aprendizado, entre centenas de situações.

Temos a nossa frente uma imposição de obrigações estudantis, uma dedicação dessas famílias para fazer tudo isso acontecer dentro dos prazos atribuídos, envolvendo diariamente o tempo de trabalho de todos os responsáveis que também mantem suas atividades profissionais e ainda um confirmado déficit de conhecimento.

E o que temos de parceria com essa instituição escolar?
Será que essa rede não tem as mesmas condições de dezenas de outras escolas do Distrito Federal?

Somos conhecedores que diversas escolas que também implantaram a mesma plataforma educacional do Plurall, foram acionadas pelos pais e estas concordaram que alguma redução das mensalidades, contribuindo de alguma forma com a situação atual encontrada, pois entenderam que ambas as partes precisam trabalhar juntas.

Na Rede Sigma inúmeros contatos foram realizados por meio telefônico ou e-mail, mas vemos que a escola se mostra muito resistente a chegar a algum acordo.
Assim, tomamos essa iniciativa de juntar forças e buscar pelo que acreditamos ser de total viabilidade sem que nenhuma das partes seja afetada.

Esperamos todos nós que aqui assinam que o SIGMA revise e nos apresente uma proposta de desconto cabível.

Pais dos Alunos da Rede Sigma.