Ação para Proteger Londrina das Queimadas

Destinatário: Prefeitura e Promotoria do Meio Ambiente

Nós, abaixo assinados, cidadãos da cidade de Londrina, vimos pela presente, informar e solicitar às autoridades que zelam pela integridade e saúde dos moradores de nosso município, que a cidade tem passado muitas dificuldades com as queimadas locais.
A incidência de queimadas diárias na região é muito alta e existe uma demora na atuação competente.
Tomamos como exemplo, o ocorrido dia 19 e 20 de abril de 2020, a cidade começou a perceber na tarde de domingo a emissão de fumaça e diversas regiões passaram a madrugada até a manha de segunda-feira com alta incidência de fumaça dentro de suas casas.
Em contato com o corpo de bombeiros, a resposta foi que sabiam do ocorrido mas não conseguiam localizar o local.
Pessoas debilitadas e internados em hospitais, todos afetados por uma madrugada incessante de fumaça.
Na segunda-feira, a reportagem local, através do programa Tribuna da Massa, pelo apresentador Carlos Camargo da fez uma matéria que demonstrou que o incêndio em questão foi na FAZENDA REFÚGIO, para eliminar galho que a PREFEITURA DE LONDRINA deposita neste local, conforme link:
Inclusive, o repórter chegou a sugerir que a Prefeitura adquira um triturador de galhos para evitar este problema de acumulo de galhos.
Prezados representantes e autoridades, a falta de protocolo e comunicação dos órgãos está muito clara quanto aos problemas de queimadas. Quando procurados, os bombeiros pedem para denunciar à Policia, a Policia Militar indica a Policia Civil, e por sua vez indica disk denuncia 181, que sugeriu a Guarda Municipal 153, que acaba indicando a Secretaria do Meio Ambiente SEMA. A queimada continua e nenhuma atuação/fiscalização acontece, ocorrendo a impunidade, prejuízo aos munícipes e indignação.
Pedimos que o assunto seja tratado com prioridade, pois no dia 19 a 20 de abril nenhuma ação foi tomada para combater o incêndio, bombeiros não conseguiram localizar o local e apenas diziam que somente podem atuar se o endereço for fornecido com exatidão, porém um cidadão que esta afetado em sua casa não tem como investigar tal assunto, sendo que este seria o órgão com melhor condição e experiencia para atuar. Inclusive as buscas deveriam ter seguido por via aérea se fosse o caso.
Diante do exposto, pedimos providencias urgentes para tratar deste assunto e atuar com maior agilidade quando houver queimadas na cidade.