Processo Seletivo Medicina Unifor - Nota dos Vestibulares Anteriores

Destinatário: REITORIA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

ABAIXO-ASSINADO – REITORIA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Fortaleza, 27 de julho de 2020.

AO EXCELENTÍSSIMO (A) REITOR (A) DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA.

Os vestibulandos, abaixo-assinados, que estudam para ingressar na Universidade de Fortaleza, solicitam que o processo seletivo 2020.2 do curso de medicina, seja realizado com base na nota dos vestibulares anteriores.

Sabe-se que o processo seletivo 2020.2 do curso de medicina da UNIFOR será realizado com base nas últimas notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Contudo, ocorre que a maioria dos vestibulandos que visam o ingresso neste curso superior focam somente no processo seletivo tradicional desta universidade, tendo em vista que o ENEM aborda conteúdos diversos o que requer técnicas de estudos diferentes.

Nessa perspectiva, deve-se destacar que a Universidade de Fortaleza há 15 (quinze) anos aprova os vestibulandos de medicina por meio de seu próprio processo seletivo, de modo que se tornou desrazoável a mudança repentina e imprevisível aos estudantes que preparam-se para ingressar nesta Universidade, pois muitos destes não se preparavam para o Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou, pior, sequer prestavam tal vestibular, visto que especializam seus estudos para o processo seletivo desta instituição de ensino.

Ora, se devido à pandemia da COVID-19 tornou-se impossível a realização do vestibular tradicional para ingresso no curso de medicina, a medida mais plausível e coerente que esta reitoria deve adotar, caso o isolamento social não seja flexibilizado, seria a adoção da nota nos vestibulares anteriores da UNIFOR como critério de classificação.

Isto porque, não há maneira melhor e mais justa de continuar mantendo o padrão de dificuldade do vestibular citado do que utilizando-se como critério para classificação do candidato a sua nota nos próprios vestibulares anteriores realizados por esta instituição.

Diante disso, requerem os vestibulandos abaixo-assinados, que o(a) Ex. Reitor(a) da Fundação Edson Queiroz, adote como critério de ingresso no curso de medicina de 2020.2, a maior nota do candidato nos últimos 03 (três) anos, tendo em vista ser esta a medida mais acertada e coerente de continuar mantendo o nível dos aprovados neste curso.

“Não há vida sem correção, sem retificação”
Paulo Freire.

VESTIBULANDOS QUE VISAM INGRESSO NO CURSO SUPERIOR DE MEDICINA DA UNIFOR.