Pedido de providências acerca da inobservância de medidas de controle sanitário e da antiética manifestação de médico inscrito junto a este respeitável Conselho Regional de Medicina.

Destinatário: historia.wackah@gmail.com

À Excelentíssima Senhora
Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos
Presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais
Rua dos Timbiras, 1200, Boa Viagem, Belo Horizonte/MG. CEP: 30140–064.

Assunto: pedido de providências acerca da inobservância de medidas de controle sanitário e da antiética manifestação de médico inscrito junto a este respeitável Conselho Regional de Medicina.

Ilma. Senhora Presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais,

Com nossos cordiais cumprimentos, nós, cidadãs e cidadãos Ervalenses abaixo assinadas e assinados, solicitamos a este respeitável Conselho Regional de Medicina que proceda às devidas providências relativas à inaceitável postura do Médico Flavio Augusto Barros Gilberti, inscrito neste conselho sob o n° 35373 – RQE 12128. A alegada postura pode ser assim descrita:
O Sr. Flavio Augusto Barros Gilberti, ao se deparar, durante viagem de motocicleta, com barreira sanitária em nosso município, tentou transpor tal barreira sob o argumento de que é médico. Ocorre que, quando questionado pelo servidor da Prefeitura de Ervália, o Sr. Alex Spok, quanto à comprovação da assistência médica e/ou hospitalar que permitiria a ele a entrada no município – em conformidade ao Art. 6°, § 3°, do Decreto 52/2020, que dispõe: “Fica terminantemente proibida a entrada de pessoas que não residem no município de Ervália, com exceção dos seguintes casos e desde que apresentem documento comprobatório” - não houve resposta fundamentada em qualquer documentação, o que levou o servidor a negar a passagem (como esperado). O médico, Sr. Flavio Augusto Barros Gilberti, por seu turno, manifestou a sua insatisfação pelo Facebook (“print” da tela em anexo I):

Hoje eu fui barrado na barreira sanitária de Ervália por um jovem que se identificou como Spok. Embora eu tenha me identificado como médico ele não permitiu o meu acesso à cidade. Pela forma como me abordou, nunca me senti tão humilhado na vida. Fez perguntas sem lógica como quem é o paciente que eu estava visitando, qual é o diagnóstico dele, queria que eu mostrasse a receita do paciente. O cara se recusou argumentar comigo e anotou a minha placa, não sei por qual motivo pois simplesmente retornei. Sugiro aos pacientes de Ervalia que procurem outro médico pois considerando que eu não sou Benvindo na cidade deles, eles também não serão Benvindos à minha clínica. Só num país subdesenvolvido um médico é barrado em plena pandemia....

Não acreditamos que a afirmação “[...] Sugiro aos pacientes de Ervalia que procurem outro médico pois considerando que eu não sou Benvindo na cidade deles, eles também não serão Benvindos à minha clínica. [...]” seja passível de admissão por este conselho, que representa em Minas Gerais a nobre ocupação de Hipócrates, que em seu juramento apresentou as seguintes palavras:

[...] Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.
A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. [...] (Disponível em Acesso em 09 maio 2020).

Ora, quem supostamente jurou não dar a ninguém por comprazer conselho que induza a perda, sugeriu: “[...] aos pacientes de Ervalia que procurem outro médico pois considerando que eu não sou Benvindo na cidade deles, eles também não serão Benvindos à minha clínica [...]”.
Inobstante ao fato de não ter tido permissão para atravessar a barreira sanitária, e já ter apresentado o desaforado “desabafo” retro elucidado, o Sr. Flavio Augusto Barros Gilberti retornou à barreira sanitária, desta vez de carro, e, supostamente, conseguiu passar.
Não contente com a permissão concedida, optou por novamente publicizar o ocorrido em postagem no Facebook, no qual também fez “check-in” em nosso município (“print” da tela em anexo II):

“De moto não me deixaram passar. De carro sim....”

O desrespeito ao povo de Ervália, sobretudo às pessoas que estavam trabalhando na ocasião em que o Sr. Flavio Augusto Barros Gilberti tentou passar - de motocicleta – e quando logrou êxito - de automóvel - exigem reparação; que ele apresente desculpas públicas ao povo de Ervália como um todo e, em especial, ao Servidor Alex Spok.
Aguardamos deste Conselho retorno quanto às providências tomadas acerca da postura do Sr. Flavio Augusto Barros Gilberti.

Ervália, 09 de maio de 2020.

Atenciosamente,

Povo de Ervália.