Abaixo-assinado pela segurança e manutenção do cemitério municipal de Santo Amaro

Destinatário: autoridades municipais competentes

Os cidadãos brasileiros abaixo-assinados, residentes em nosso município, solicitam providências para a manutenção e segurança do cemitério municipal de Santo Amaro. Não autorizamos a utilização das informações pessoais aqui contidas para qualquer outro uso não relacionado ao objetivo deste documento.

O cemitério foi fundado em 1856, sendo o cemitério público mais antigo de São Paulo e várias personalidades estão nele enterradas, como o poeta Paulo Eiró, ex-prefeitos do bairro, o ator Raul Cortez, o Comandante José Foster - herói da Guerra Cisplatina, o escritor, pintor e escultor, Júlio Guerra e outros. O cemitério também possui varias estátuas de arte tumular, na maioria já furtadas.

Infelizmente este cemitério tem sido alvo de inúmeros roubos e assaltos. A grande maioria dos túmulos foi saqueada, portas, estátuas, floreiras, e mesmo placas com nomes de pessoas falecidas roubadas. O estado de negligência é tamanho que existem pessoas morando em túmulos. As pessoas deixaram de visitar túmulos de suas famílias e pessoas queridas devido aos assaltos constantes e total falta de segurança.

Vários Boletins de Ocorrência lavrados, várias reclamações feitas à administração do cemitério. O CETRASA (Centro de Tradições de Santo Amaro) protocolou um pedido de providências junto ao superintendente do Serviço Funerário de São Paulo. O CONSEG (Conselho Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança) também já fizeram pedidos junto à Sub Prefeitura de Santo Amaro e Policia Militar.

Até o presente, mesmo com essas medidas, permanece o descaso e total falta de respeito da Prefeitura de São Paulo com os paulistanos, nenhuma providência foi tomada e a degradação continua.

No intuito de exigir que providências sejam tomadas, segue abaixo uma lista de pessoas que reclamam uma solução para o problema.

Incluo abaixo links de sites relacionados ao cemitério e um artigo relacionado à situação em que se encontra.