Abaixo-Assinado (#50230):

LIBERAÇÃO DO SURF NAS PRAIAS

Destinatário: wilsongovernador@gmail.com

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2020.

LIBERAÇAO DO SURF NAS PRAIAS DO NOSSO MUNICÍPIO/ESTADO

Destinatários: Governadores, Prefeitos, Secretários de Saúde e demais autoridades

Prezado Senhores Governadores, Prefeitos, Secretários e demais autoridades

Vimos por meio deste solicitar a V. Ex.ª , sobre a possibilidade do GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, em parceria com a PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, notadamente as respectivas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, e também a nossa POLICIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, em especialmente o G-MAR GRUPAMENTO MARÍTIMO CBMERJ, Guardas Municipais e demais órgãos competentes, ANALISAREM criteriosamente a questão da LIBERAÇÃO DO SURF EM NOSSAS PRAIAS tanto do nosso Município quanto nosso Estado, principalmente após ouvir a opinião cientifica de especialistas e pesquisadores que, apesar da indiscutível gravidade da PANDEMIA DO CORONA VÍRUS COVID-19, percebe-se e conclui-se que a CÍENCIA E A MEDICINA concordam em voz uníssona com os benefícios que a água salgada do Mar, o surf e o esporte promovem no corpo humano, principalmente tendo-se em vista a necessidade do equilíbrio mental, espiritual e corporal, principalmente numa situação dessas de isolamento e confinamento, considerando-se também que, a salinidade da água e o contato com a natureza e sua biodiversidade, e organismos presentes no mar serem um dos fatores essenciais e indispensáveis ao revigoramento e promoção da boa saúde do ser humano, fato esse indiscutível e conclusivo até nos meios acadêmicos e científicos de todo o planeta. O esporte, notadamente o surfe, onde somos tricampeões mundiais, tem contribuído para a melhora da saúde da população, evitando-se então colapso do sistema de saúde, evitando idas aos hospitais, postos de saúde e similares, tanto dos Municípios, quanto dos Estados, quanto em toda nossa querida Nação Brasileira.
Informações nos chegam a todo tempo pela Internet, amigos, e redes sociais dão conta que em diversas praias do mundo estão tendo seus acessos revistos pelas autoridades de Saúde, como em Israel, Austrália, Portugal, Itália, França, Espanha e Estados Unidos, justamente para permitir que a população tenha acesso ao mar e aos esportes individualmente praticados. Ressalvados a necessidade de colocação de máscaras fora d’água, e, principalmente, de se evitar aglomerações na areia, nos estacionamentos, nos demais acessos ao mar, enfim em qualquer lugar, o que isso sim, concordamos, deve ser orientado, e até combatido.


Assim sendo pedimos uma revisão das ações que estão sendo tomadas por parte de todos os governos estaduais, municipais e seus respectivos órgãos e autoridades competentes para enfrentamento da Pandemia do novo corona vírus COVID-19, além das já emitidas e publicadas por meio de Decretos, pedimos porém a flexibilização e permissão da prática do surf em nossas praias.


No mundo e também no Brasil, em diversos outros municípios, já temos exemplos de governos que entenderam e atenderam favoravelmente tal questão e já liberaram o surf e demais atividades esportivas ao ar livre, desde que com os devidos cuidados, desde que praticados individualmente e com os cuidados mínimos necessários, evitando-se veementemente a aglomeração de pessoas e grupos e o uso de equipamentos de proteção.

Entendemos que o acesso deve então ser liberado aos surfistas, em todas as praias, em qualquer horário, tendo em vista as razoes cientificas acima expostas, não necessitando horário especifico ou praias específicas de maneira parcial, como alguns sugerem, pois que isso não seria coerente, necessário e não faria nenhum sentido. Como já afirmamos, o papel do governo e autoridades deve ser a título de orientação e fiscalização quanto ao uso de máscaras ao sair da água e a não aglomeração nas praias, principalmente, repito, nas areias, estacionamentos, calçadões, ciclovias e demais acessos.


Certo de encontrarmos juntos a melhor solução para tal situação, aproveito a oportunidade para reiterar meus votos da mais elevada estima e consideração.

“O justo se informa da causa dos humildes, mas o ímpio nem sequer toma conhecimento. O Rei que julga os simples conforme a verdade firmará o seu trono para sempre.” Provérbios 29.7,14


Atenciosamente,

Dom Ribeiro
SURF HOJE

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.