Instalação de um Comitê de Combate à Covid-19 em Paragominas

Destinatário: Prefeito de Paragominas Paulo Tocantins

ABAIXO ASSINADO

O mundo está passando por um momento de extrema turbulência, decorrente da manifestação de uma doença causada por um vírus, denominado Coronavírus, em que se torna manifesta uma doença que atende pelo nome de Covid-19. Somos sabedores dos malefícios decorrentes do contato com o vírus citado, associados aos efeitos nocivos e letais que se apresentam junto aos que, infelizmente, passam a tomar contato com tal doença, sendo importante ressaltar que alguns conseguem obter êxito frente ao quadro sintomático mordaz que se instala no sistema orgânico humano.
Doravante, é precioso atentarmos para a efetivação de medidas que venham a corroborar com, senão a eliminação, a diminuição dos casos afeitos ao quadro sintomático da Covid-19, no município de Paragominas, face aos números alarmantes que estão sendo divulgados oficialmente por parte das autoridades municipais. Claro fica, mediante a convivência com a realidade nos diversos logradouros de nosso município que os números ofertados parece-nos guardar um certo distanciamento da realidade cotidiana, não por culpa ou maniqueísmo das autoridades oficiais, mas, sobretudo, pela não possibilidade de contabilização dos casos reais, seja em decorrência da ausência de acesso aos serviços momentaneamente ofertados, por parte dos acometidos da Covid-19, seja pelo estrangulamento dos serviços ofertados pela Prefeitura Municipal.
Destarte, torna-se imperioso lidarmos com dados reais, concretos, para enfrentarmos esta pandemia de forma responsável e corajosa e, para isso, precisamos realizar TESTES RÁPIDOS junto à população, realizando, concomitantemente, exames sanguíneos denominados de PCR e SOROLÓGICOS, além de tomografia dos pulmões. Precisamos fazer uso do montante de recursos disponibilizados para o combate a esta Pandemia, garantindo a realização dos exames citados, bem como para a aquisição dos equipamentos de EPI'S e clínicos satisfatórios, tais quais respiradores e ventiladores pulmonares. Além disso, precisamos de um levantamento sobre a Taxa de Ocupação dos leitos e de UTI´S disponibilizados pelo Sistema de Saúde Municipal, momento em que, caso necessário, passemos a buscar a constituição de outros espaços hospitalares para o pronto atendimento à população afetada pela doença.
Dentro deste quadro perverso a que todos estamos submetidos, cabe a lembrança de que mais do que números estamos lidando com seres humanos, nossos parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho que estão sendo atingidos diariamente, muitas vezes em contato com assintomáticos que estão a vagar por nossa cidade. E, o que é pior, ainda estamos em curso de enfrentarmos o chamado “pico” da doença, anunciado para os meses vindouros. Precisamos agir rapidamente!
Certos da devida atenção e compreensão por parte de Vossa Excelência, Prefeito de Paragominas, senhor Paulo Pombo Tocantins, esperamos retorno breve, para consolidarmos e materializarmos a constituição de um Comitê de Organização Municipal de Combate à Covid-19, que deverá contar com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade civil, bem como de instituições tradicionais de nossa organização societária, tais quais a Câmara de Vereadores e de um corpo de secretários municipais.