Abaixo-Assinado (#50441):

MANIFESTO ÀS MÍDIAS BRASILEIRAS

Destinatário: TV Globo, TV Record, TV Senado, TV SBT, Jornal O Globo, Jornal A Tarde, Rádios e tv

FÓRUM FORRÓ DE RAIZ BAHIA

MOVIMENTO CIVIL ORGANIZADO EM APOIO AO REGISTRO DO FORRÓ COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BRASIL 

Bahia, 15 de junho de 2020.

MANIFESTO À MÍDIA BRASILEIRA 


O "São João" é a maior festa regional do País. 

Nas festas juninas e julinas onde se celebra a colheita do milho, a devoção aos Santos: Antônio,  João e Pedro,  o Forró é a música tradicional, foi nelas e por elas que nasceram as manifestações populares que Seu Luiz Gonzaga divulgou para o Brasil e o mundo.

O Forró é o maior gênero brasileiro em número de detentores. Mais de 3 milhões de profissionais envolvidos nesta cadeia produtiva.

Os artistas do Forró e suas matrizes: o Xote, o Xaxado, o Baião, o Coco, repentes, as danças, quadrilhas, as matrizes do São João e sua cadeia produtiva: culinária junina,  licor, a literatura  de Cordel, a agricultura  familiar, artes e artesanatos regionais, espaços de eventos, produtores de artistas Forrozeiros, artes cênicas, etc. sofrem durante todo o ano o descaso e falta de iniciativas públicas de fomento à nossa classe, unido a isso, a descaracterização de nosso fazer cultural, por parte de gestores públicos e privados que utilizam no marketing de seus eventos, nossa identidade, mas privilegiam outros gêneros musicais.

Sem respeito ao artista de Forró, a indústria da música perde, pois somos O CONJUNTO DA OBRA MUSICAL BRASILEIRA, uma grande colcha de retalhos regionais que esquenta o mundo. Esta descaracterização da música de raiz, enfraquecerá o mercado musical do Brasil, o segundo maior do mundo, por perda de produção e difusão.

O Forró, produzido principalmente nos estados do Nordeste, reflete a maneira de se comunicar de um povo, seu cotidiano e seus afazeres. 

Na música regional conhecemos o folclore, o turismo, as tradições, as comidas, os costumes em geral, passados através de gerações. Tudo isso representa a construção da identidade cultural de uma sociedade.

 

 

 

 

Neste São João, quando, por conta da pandemia, vamos ficar sem o calor do público que é a fogueira que aquece o nossos  corações, e nos encoraja a seguir com nossa cultura, assistimos com perplexidade uma chamada de TV aberta divulgando o "São João do Nordeste", com artistas de outros ritmos que não representam os IDENTITÁRIOS do São João do Nordeste, festejos que reúnem milhões de pessoas nos 14 estados onde se celebra e que devido ao momento da Pandemia estarão sendo transmitidos unicamente pelos meios de comunicação.

Os Forrozeiros são os reais detentores da cultura do Forró e por isso haverá de se ter respeito às nossas representações a nível Estadual e Nacional e em todos os meios de comunicação que falem do NOSSO SABER!

Solicitamos às TVs e mídias Brasileiras  que nos tenha em conta nas suas programações do SÃO JOÃO DO NORDESTE, nós, que somos os especialistas do gênero, autóctones dos festejos juninos do Brasil. 

Dentre a ampla e talentosa oferta de profissionais e não profissionais do Forró, contemplar um artista por estado Nordestino, nos representará a todos os artistas de Forró que se consideraram descaracterizados.

Desejamos ainda, lembrar que o Forró projetou e foi projetado mundialmente, por grandes nomes da música Brasileira, que continuam produzindo e gerando valores significativos às mídias e à indústria do entretenimento como: Elba Ramalho, Falamansa, Trio Nordestino, Alceu Valença, Anastácia, Zé Ramalho, Fagner, Flávio José, Alcymar Monteiro, Genival Lacerda, Waldonys, Nando Cordel, Santanna o Cantador, Dorgival Dantas, Gilberto Gil e tantos mais. Para além da vida e ainda gerando dividendos milionários com suas obras: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Accioly Neto, Jackson do Pandeiro, Sivuca, João do Vale, Ari Lobo, Marinês, etc.

Contamos com a colaboração, sensibilidade e pró-ação destas referenciadas mídias para que essa idéia seja levada aos 417 municípios baianos através da capilaridade e liderança de suas REDES na comunicação no nosso Estado, e nos demais estados Brasileiros. 

Aproveitamos para comunicar que o Forró está em vias de tornar-se PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BRASIL pelo IPHAN.

 




FÓRUM FORRÓ DE RAIZ DA BAHIA 

Colegiado do Fórum Nacional Forró de Raiz (PB)

71 993370013

forumforroderaizbahia@gmail.com

 


Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.