Cricielle Muniz Pré- Candidata a Prefeita de São Luís

Manifesto de Apoio à Candidatura à Prefeitura de São Luís
Cricielle Muniz Pré- Candidata a Prefeita de São Luís
São Luís: Por uma cidade mais justa, democrática e sustentável

O esplendor da cidade de São Luís é homenageado com vários títulos
populares que destacam seu patrimônio histórico, sua beleza, seus encantos, suas artes e o seu povo acolhedor: Ilha Bela, Ilha do Amor, Jamaica brasileira, Atenas brasileira
Cidade dos Azulejos e Ilha Magnética.

Contudo, o momento histórico requer que façamos ecoar suas tradições,
resgatando o seu passado de resistência e luta que a celebrizou como a Ilha Rebelde.
A rebeldia desta ilha quatrocentona se identifica com as pelejas do povo ludovicense, notabilizadas pelos acirrados embates políticos e as memoráveis reivindicações estudantis, como atestam a Greve de 1951 e a Greve da Meia Passagem de 1979.

Mudam os protagonistas, é certo, mas o espírito luta e o desejo de transformação permanecem os mesmos!

Neste contexto de interrupção da democracia pactuada com a Constituição de 1988, inspirados na trajetória de luta do nosso povo, entendemos que somente um projeto
político inovador, com perspectiva emancipatória e conectado aos tempos atuais, é capaz
de fazer florescer a transformação que São Luís necessita.

O modelo político-econômico que temos hoje no Brasil tem produzido a desigualdade e a exclusão que atingem o povo brasileiro. O Presidente Lula destacou no 7º Congresso do PT, em 2019, que precisamos polarizar e disputar os espaços, pois se a gente não polarizar, nós sairemos do jogo.

O PT polarizou quando se apresentou como
alternativa real em 1989 e nas demais eleições até 2018. As mulheres e a juventude têm
essa grande tarefa de continuar polarizando com propostas ao modelo neoliberal, que se
colocou com Michel Temer e se aprofundou com Jair Bolsonaro, e pensar em 2020 e 2022.

Em busca da reafirmação de um projeto transformador e criativo que o PT sonhou, construiu e lutou na história política brasileira, renovamos o desejo de apresentar um nome que simbolize este sonho que se concretizou no Brasil pelo Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores nos governos Lula e Dilma e na disputa eleitoral que teve o nome de Fernando Haddad. Nesse sentido, uma candidatura negra, da periferia e feminista é um sonho.

Com os anseios de mudanças, apresentamos o nome de Cricielle Muniz surge como necessidade de reafirmarmos um projeto de construção coletiva, democrática e popular,
capaz de defender e representar o legado das/os oprimidas/os e dos avanços sociais e
também diante da necessidade de nos contrapormos aos que em 2016 golpearam a nossa democracia, os direitos da classe trabalhadora e interromperam o sonho de milhões de pessoas que mudaram suas vidas com casa própria, emprego formal e com a efetivação das políticas públicas de educação, assistência social, além da nossa soberania nacional perdida e das riquezas que estão sendo vendidas.

Isto significa retomar o protagonismo político do PT e da esquerda, com a força
política das mulheres negras e da periferia, e reafirmar o nosso compromisso com a gestão
democrática e transparente dos bens públicos, pois fizemos muito pelo nosso país.

Discutir a nossa cidade significa pertencer a ela, reafirmar a sua riqueza e os seus valores
e defender o seu povo. Significa pensar o seu futuro, a partir dos desafios presentes,
sobretudo nos aspectos da infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, educação, trabalho e
renda, cultura e meio ambiente.

Devemos mostrar ao povo de São Luís que nossa cidade merece uma administração direcionada para os que mais precisam, a exemplo de segmentos historicamente excluídos, como as mulheres, negros/as, indígenas, idosos/as, juventude, LGBTQI+, pessoas com deficiência, moradoras/es da periferia e os trabalhadoras/es em geral.

Assim como milhões de brasileiras/os, a vida de Cricielle Muniz mudou de forma extraordinária nos últimos anos, beneficiada pelas políticas sociais, construídas democraticamente, com a participação popular, encabeçadas pelo Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores. Políticas que, além de ter provido as necessidades como educação, emprego, moradia e renda mínima, garantiu a superação de ciclos históricos de exclusão.

Uma jovem negra, evangélica, periférica e Bacharela em Direito que teve sua
vida marcada pela vivência junto com oito irmãos cuja mãe era trabalhadora doméstica e
o pai pedreiro. Estudou em escola pública, até chegar ao curso superior em Direito.
No campo profissional, exerceu a função de gestora ao ser convidada para ser chefa de Gabinete na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (2010 a 2011).

Logo depois, foi chefa de gabinete da Secretaria de Estado de Assuntos Institucionais
(2012 a 2014) do Governo do Estado do Maranhão. O seu compromisso com as políticas
públicas se expressou também no papel desenvolvido como Coordenadora Estadual dos
Objetivos do desenvolvimento do Milênio e Objetivos do Desenvolvimento sustentável
(2012 a 2016).

Também foi Conselheira Municipal de Juventude de São Luís. Sempre em defesa dos direitos das mulheres e da juventude e das/dos trabalhadoras/es. Atualmente é gestora do Governo Estadual da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), no qual exerce a função de Coordenadora do Serviço Travessia, serviço de transporte adaptado e gratuito porta a porta as pessoas com deficiência e garantindo uma vida mais digna, cidadania e qualidade de vida as pessoas com deficiência no Maranhão.

Foi dirigente estadual do PT, Secretária Estadual de Comunicação do PT e atualmente é membro da Executiva Nacional do PT.

Portanto, nós militantes petistas, estudantes, intelectuais, profissionais liberais, sindicalistas, mulheres, negros/as, LGTBQI+, trabalhadoras/es da cultura e o conjunto de movimentos sociais, apresentamos o nome da Cricielle Muniz como pré-candidata à prefeitura de São Luís pelo Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores.

Apresentamos e apoiamos o nome da candidata Criciele Muniz para a Prefeitura de São Luís, por acreditarmos que é possível construir um projeto político de base popular, democrática, negra, feminista e com a voz da periferia e baseada no diálogo.

Um projeto que defenda uma cidade plural, democrática, que territorialize a política
social, pensando a diversidade da cidade de São Luís. Um projeto que considere a autonomia dos Conselhos de direitos e participação social; a construção de um orçamento participativo; a mobilidade urbana; a educação pública (a defesa das creches e da educação integral, o fortalecimento das escolas comunitárias); a saúde pública; o respeito à diversidade religiosa; o fomento cultural para as diversas linguagens, expressões e manifestações artísticas; as políticas para o mundo do trabalho voltadas para a juventude; e as políticas públicas sustentáveis voltadas para o meio ambiente.

Ao reivindicar nossa diferença enquanto mulheres negras, enquanto amefricanas,
sabemos bem o quanto trazemos em nós as marcas da exploração econômica e da
subordinação racial e sexual. Por isso mesmo, trazemos conosco a marca da libertação
de todos e todas. Portanto, nosso tema deve ser: organização (Lélia Gonzalez).