Abaixo-Assinado (#50656):

Orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação em Letras/Sede da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Destinatário: Alunos do curso de Graduação em Letras/Sede - UFRPE

Ilmo. Sr.
Dr. Promotor Público

Nós, abaixo-assinados, alunos do curso de Licenciatura em Letras Português Espanhol, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus Sede, vimos requerer de V.S.ª a revisão da decisão número 48/2017 tomada pelo Colegiado de Coordenação Didática do referido curso, que modificou o Projeto Pedagógico do Curso e restringiu as orientações de trabalho de conclusão de curso (TCC) aos professores lotados no Departamento de Letras/Sede. Além de comprometer a almejada interdisciplinaridade científica, tão fundamental nas áreas das ciências Humanas e no âmbito educacional, a decisão não encontra parâmetros que objetivem a melhoria do curso ou a elaboração do TCC. Solicitamos que seja restituindo aos alunos o direito de serem orientados no trabalho de conclusão de curso (TCC) por professores de outros Departamentos Acadêmicos ou Unidades Acadêmicas e de áreas afins, observando-se as formações dos professores orientadores, os objetivos previstos no PPC do curso e a qualidade na formação do discente.

As razões que problematizam a decisão Nº48/2017 fundamentam-se nas seguintes razões: a) os alunos da graduação em Letras/Sede não participaram da discussão que levou a essa tomada de decisão e nem foram informados a respeito das razões que a justificam, não houve qualquer convite por parte da coordenação de Letras para uma discussão plenária com os alunos da graduação (principais interessados no tema, uma vez que somos diretamente por ele afetados) ou mesmo com o Diretório Acadêmico do curso de Letras; b) Alguns alunos desenvolvem projetos de iniciação científica e/ou de extensão com professores de outros Departamentos/Unidades Acadêmicas e têm interesses em desenvolver o trabalho de conclusão de curso sob a orientação desses professores, além de outros alunos que, mesmo não integrando projetos de pesquisa/extensão, podem se interessar por linhas de pesquisa/trabalho de professores lotados em Departamentos/Unidades Acadêmicas de nossa instituição; c) De acordo com o projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Letras (aprovado em 2011 e ainda em vigência), “O planejamento do trabalho de conclusão do curso e processo de pesquisa será acompanhado a partir do sexto período por professor da UFRPE, preferencialmente, do curso, com formação na área de Letras. A orientação deverá ser oficializada na coordenação, sob os cuidados do/a eventual substituto/a e supervisão do coordenador/a, após anuência do/a professor/a-orientador/a.” (p. 25 – destaque nosso).
A partir do que está colocado em no item c), fica evidente que o projeto pedagógico do curso (documento que fundamenta e dá parâmetros e diretrizes para o curso e seu perfil curricular) ampara orientações de TCC por parte de qualquer professor da UFRPE desde que tenha formação na área de Letras.

A mudança não levou em consideração os alunos nem a diversidade de pesquisas e a crescente interdisciplinaridade tão demandada pelo MEC, Capes, CNPq e outros órgãos científicos. Restringir as orientações não representou nenhum benefício aos discentes. Longe disso, foi bastante prejudicial, considerando que alguns alunos desenvolvem projetos de pesquisa e participam de grupos de pesquisas com professores de outros Departamentos e/ou Unidades Acadêmicas e têm intenção de permanecer com esses orientadores e linhas de pesquisa nos TCCs.

Em razão disso, solicitamos de V.S.ª o máximo empenho para solucionar esta situação.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.