Lei do Silêncio - Chega de barulho!

Destinatário: Na Brasa Columbia - Unidade Botafogo

O Restaurante "Na Brasa Columbia Botafogo" liga, todos os dias, mesmo em fins de semana e feriados, o seu exaustor, das 8:00 da manhã chegando até 23:30 da noite em certos dias.
É de conhecimento, na ciência, que o barulho excessivo tem capacidade de causar danos psicológicos a quem a ele está exposto/a, como estresse, irritabilidade, dores de cabeça, cansaço e hipertensão. Assim, pessoas que estão expostas a barulhos excessivos perdem qualidade de vida e, muitas vezes, precisam recorrer a tratamentos psicológicos e psiquiátricos devido à poluição sonora que retira, literalmente, a sua paz.
De acordo com a Lei do Silêncio do Município do Rio de Janeiro (LEI Nº 3268, DE 29 DE AGOSTO DE 2001), o máximo de decibéis (dBA) permitidos para zonas urbanas residenciais é de 55 dB(A) para o período diurno, e de 50 dB(A) para o período noturno (compreendido entre 22:00 e 7:00)
O barulho do exaustor do referido restaurante, que é bastante semelhante a de uma turbina de avião e ocorre de forma ininterrupta, ultrapassa facilmente estes limites, já que, quando feitas medições com aplicativos próprios, o ruído chegou a quase 70 dBA, a 1,5m de distância.
Dessa forma, nós, abaixo assinados, solicitamos que o dono (ou diretor) do "Na Brasa Columbia Botafogo" tome as devidas providências para cessar a poluição sonora produzida por seu exaustor de cozinha. A solução é simples e perpassa a compra de aparelhos mais modernos ou de redutores próprios de barulho.