Manifesto de apoio ao campo Secretarial para reconhecimento como área de conhecimento/avaliação

Destinatário: CNPq e CAPES

Nós, membros da comunidade secretarial e apoiadores da pesquisa científica, solicitamos o reconhecimento do Secretariado Executivo por parte dos órgãos de fomento, avaliação e elaboração de diretrizes e de políticas para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
O campo secretarial, por meio da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado, vem desde 2013, realizando esforços para o seu reconhecimento, principalmente, por ser notório o crescimento do número de produções científicas nesse âmbito desde o ano de 2009. No entanto, dada a troca de gestão dos órgãos que conduzem a cientificidade no contexto brasileiro, não houve a continuidade das tratativas. Logo, o processo de atualização da Tabela de Área do Conhecimento/Avaliação ora em curso abre um novo caminho para que essa imprescindível demanda do Secretariado Executivo possa ser atendida.
Considera-se, ainda, que o reconhecimento do campo secretarial sustentará o fomento para projetos, bolsas de iniciação científica na graduação, bolsas de produtividade para pesquisadores do Secretariado, entre outros recursos, os quais visam atendimento de demandas da sociedade em que os pesquisadores desse campo estão inseridos, de modo a legitimar os esforços desses atores em prol da resolução de problemáticas inerentes à realidade social e suas constantes mudanças, sejam relativas à formação profissional e científica de estudantes e pesquisadores ou para suscitar novos olhares para o avanço econômico, científico e social do país, a partir das lentes de investigação do Secretariado Executivo.
Ademais, a inclusão do Secretariado Executivo como área de conhecimento/avaliação pode também repercutir nas reflexões e nos encaminhamentos da comunidade científica deste, em termos de avaliação de medidas que embasam propostas de cursos de pós-graduação stricto sensu e, também, para nortear o trabalho de docentes, profissionais e pesquisadores sobre a consolidação da trajetória de crescimento da produção científica do campo em questão.
Diante do exposto, acreditamos que o reconhecimento ora requerido é justo e essencial para o processo de consolidação do campo científico do Secretariado Executivo e, sendo assim, reafirmamos nosso apoio.