DIREETAS JÁ PARA OS EMIGRANTES

Destinatário: Rui Martins, martinsrp@hotmail.com

DIRETAS JÁ PARA OS EMIGRANTES BRASILEIROS

ABAIXO-ASSINADO PARA ESCOLHA DE REPRESENTANTES
DOS EMIGRANTES JUNTO AO ITAMARATY POR VOTO DIRETO, CONTRA O VOTO INDIRETO OU VOTO QUALIFICADO

O governo brasileiro criou, no ano passado, um Conselho de Emigrantes com três pessoas por região (América do Sul, do Norte, Europa, Ásia/África), para representarem junto ao Itamaraty a população emigrante.

As eleições deverão ser do 15 ao 31 de maio 2010, pessoalmente nos Consulados, pelo Corrêio ou por Internet, bastando os emigrantes se cadastrarem proximamente, ou pessoalmente, ou pelo Corrêio ou por Internet, conforme maneira simplificada a ser divulgada, logo depois da II Conferência de emigrantes, no Rio, do 14 ao16 de outubro.

Entretanto, um grupo de associações fará pressão, nessa II Conferência, para que, em lugar de votação direta para escolha dos representantes dos emigrantes, haja uma votação indireta ou por voto qualificado, cabendo aos Conselhos de Cidadãos, que só existem nas cidades com Consulados, a votação e que os emigrantes só deverão votar para eleger os conselhos de cidadãos, que a grande maioria nem sabe o que é e nem onde fica.

Nós, abaixo-assinados, emigrantes vivendo nas diversas partes do mundo, protestamos contra essa manobra para retirar dos emigrantes o exercício do voto direto e pedimos aos emigrantes que estarão no Rio nos representando, na II Conferência Brasileiros no Mundo, para não permitirem qualquer tentativa de voto qualificado ou indireto e para o Itamaraty não permitir esse retrocesso eleitoral. Não queremos também que, como num Tratado de Tordesilhas, se divida cada região em parcelas para facilitar a eleição dos donos de associações e grupos que pretendem assim enfraquecer, controlar e marginalizar o direito de voto dos emigrantes.

ESTE ABAIXO-ASSINADO É ASSINADO SÓ POR EMIGRANTES BRASILEIROS QUE VIVEM EM QUALQUER PAÍS DO MUNDO. PARA TER VALIDADE JUNTO AO GOVERNO, CONTEM OS NOMES SOBRENOMES, ENDEREÇOS E TELEFONES DOS SIGNATÁRIOS, NO CASO DE NECESSIDADE DE CONFIRMAÇÃO.

29 de setembro de 2009, em diversas partes do mundo -

Rui Martins, Mulinenstrasse 29, Berna, Suíça – tel. 00 41 31 3510459