Manifesto pela arte e cultura água-branquense

Destinatário: Gestores municipais

Manifesto pela Arte e Cultura água-branquense

Nós, artistas água-branquense, vimos por meio deste, externar nosso compromisso com a Arte e a Cultura de nossa cidade, a qual há muito relegada ao descaso, motivo pelo qual, os que abaixo subscrevem o presente manifesto, apresentam uma pauta mínima para que o poder público tome a iniciativa de começar o processo de uma revitalização cultural e que possa criar espaços de convivência e de transmissão de nosso conhecimento, além de construir mecanismos para a exposição de nossos trabalhos, seja na música, nas artes plásticas, literatura de cordel, trabalhos em palha, barro e demais manifestações artísticas.
O enorme leque de artes presentes no município de Água Branca, grande parte delas, passadas de geração à geração, é em si parte constituinte da identidade aguabranquense, isto é, são manifestações que afirmam a singularidade do nosso povo e refletem seu vigor. Além disto, tem potencial para se tornar um setor de forte geração de renda para a população − especialmente para os artistas que em grande parte não conseguem viver de sua arte − por meio de políticas públicas que criem coesão mercadológica interna e meios de venda dos nossos produtos, espaços e festividades, e instiguem novas gerações de artistas.
Para isso, precisamos urgentemente de um projeto voltado para o turismo da nossa cidade, setor econômico que vem crescendo no país e no mundo, participando com 10,4% do PIB mundial. Nossa cidade é uma mina de ouro para esse setor pouco ou nada explorado.
O primeiro passo deve ser dado com a da Casa do Barão com a sua respectiva restauração, transformando aquele patrimônio arquitetônico de fundamental importância para nossa história, em espaço destinado a exposição e divulgação das diversas manifestações artística de nossa cidade, sendo instalada no mesmo ambiente a Casa da Cultura, onde possa ser transmitido aos adolescentes e jovens, o conhecimento acumulado pelos artistas locais;
Que todo o casario seja devidamente preservado e conservado em bom estado;
Que o poder público passe a investir no turismo com profissionalismo para gerar renda para nós, artistas e artesãos;
Que definitivamente a história de Água Branca seja escrita de maneira oficial, que essa tarefa fique a cargo do Departamento de História da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão.
Não é mais aceitável que uma cidade como Água Branca, rica em história, passe pelo constrangimento de não ter seu passado devidamente documentado.
Sendo assim, todos os nossos esforços, a partir de agora serão destinados a realização do que foi acima exposto, não podemos esperar mais.
Água Branca, 01 de setembro de 2020.