Utilização dos laboratórios da EESC-USP

Destinatário: Comissão de Pós-graduação da EESC-USP

A quem possa interessar,

Nós, alunos de Pós-Graduação e Pós-Doutorado da EESC-USP, gostaríamos de comunicar a Comissão de Pós-Graduação da EESC e a chefia dos departamentos envolvidos, o nosso anseio pela continuidade da pesquisa presencial em nossos laboratórios. Inicialmente gostaríamos de comunicar o nosso pesar e preocupação com a atual crise de saúde devido a pandemia de COVID-19 que está nos assolando. Defendemos que a saúde e a vida de todos devem ser prezadas. Tendo dito isto, temos também de considerar que grande parte dos alunos de pós-graduação e pós-doutorado em engenharia desenvolvem pesquisas experimentais, nas quais o uso dos laboratórios é essencial. Muitos de nós estamos em fase final de nossa pesquisa, onde, sem a possibilidade do trabalho presencial nos laboratórios ficamos impedidos de finalizar nosso estudo. Isto nos causa uma grave preocupação financeira e em termos de prazo para conclusão. As atividades na universidade já estão comprometidas desde março, ou seja, há pelo menos 5 meses, entretanto, qualquer possibilidade de prorrogação das bolsas envolveu períodos inferiores a este. Com isto, se houver o fechamento dos laboratórios da EESC-USP haverá uma grande perda para os alunos que necessitam deles, causando danos irreparáveis, podendo inclusive, acarretar no cancelamento de diversas matrículas, uma vez que sem a ajuda financeira das bolsas, muitos alunos que serão impedidos de exercer sua pesquisa não terão condições de se manter e serão obrigados a procurar outra fonte de renda, abandonando suas pesquisas.