Movimento pró-pet - Queremos o espaço cão!

Destinatário: Julie Minner Viegas

Nós, moradores de Niterói, frequentadores do Parque Prefeito Ferraz, conhecido como Campo de São Bento, vimos, por meio desta, pedir à Prefeitura de Niterói e à Administração do Parque que disponibilizem uma área para atividades dos cidadãos com seus animais de estimação sem necessidade de guia. Como sugestão, indicamos a área acima assinalada (espaço da esquina do Campo de São Bento ladeado pela rua Domingues de Sá e pela Av. Gov. Roberto Silveira)

A área sugerida já é rotineiramente frequentada por uma comunidade que possui o interesse de brincar com seus cães soltos (sem guia) num espaço que fosse reservado e seguro, ao ar livre. Entretanto, uma placa colocada nos portões do Campo de São Bento proíbe que se transite com animais sem guia.

A solução que propomos e pedimos é colocar um portão gradeado ou alambrado de 1,50 metros de altura cercando uma área reservada para esse fim. Como exemplo, assinalamos, na figura acima, com o risco desenhado na cor verde. Uma placa indicaria algo do tipo: “Nesta área é permitida a permanência de cães sociáveis sem guia, na presença do dono”, além de alguns mandamentos da boa convivência, tais como: “Solte seu cão somente se ele se sociabiliza com tranquilidade com cães e pessoas; recolha as fezes do seu cão; não deposite alimentos neste local”.

Nessa pequena área seria permitida a permanência de cães sociáveis sem guia na presença de seus proprietários. Ficariam assim satisfeitos os inúmeros proprietários de cães de Niterói que teriam uma área segura para soltar seu cão sem que o animal fugisse correndo o risco de ser atropelado ou se perder. Também seriam agraciados jovens, crianças, adultos e idosos impossibilitados de terem animais domésticos, mas amantes da espécie, que também encontrariam ali um espaço para interagir com os mesmos.

Também ficariam satisfeitos aqueles que não simpatizam com a espécie, posto que poderiam manter distância da mesma, uma vez que a grade separaria esse espaço. A área sugerida é subutilizada atualmente, sem nenhum atrativo especial e é rotineiramente aproveitada somente pelos proprietários de cães que desejam praticar atividades ao ar livre com seus animais. Ninguém da comunidade niteroiense “perderia” o espaço em questão, tendo em vista que o mesmo continuaria disponível, bastando adentrar ao portão se assim desejasse, já sabendo que ali seria um espaço onde cães sociáveis estariam sem guia.

Em outras cidades do Brasil e do mundo, existem parques inteiros que são disponibilizados para passeios com cães sem guia. Esse é, por exemplo, o caso da cidade do Rio de Janeiro, onde existem o Parcão, no bairro da Lagoa, e o Jardim de Allah, no Leblon. Enquanto isso, em Niterói, que já possui 477.912 habitantes (2008, IBGE) ainda não há um espaço para esse fim. Uma pequena área do Campo de São Bento está sendo sugerida devido à conveniência, já que há uma proximidade com a residência dos moradores de Icaraí, que moram, em sua maioria, em apartamentos, logo não possuem quintal e passeiam mais com seus animais de estimação. Há também um crescente número de novos cães de estimação em Icaraí, haja vista o aumento progressivo, no bairro, do número de estabelecimentos de salão de beleza canino, veterinária e ração, chamados de Pet Shops.