Manifesto da Educação em apoio ao pré candidato do PT Jilmar Tatto

Destinatário: williambotelho.historia@gmail.com

Sim, a educação é importante e imprescindível!

Quando as famílias matriculam seus filhos na escola, com o coração apertado, principalmente quando ainda são bebês, acreditam na importância da Educação.

Quando vemos o brilho nos olhos e o sorriso de uma criança que fez uma nova descoberta, ao explorar uma habilidade que ainda não sabia que tinha, quando ela sente saudade dos colegas e do ambiente escolar, revela-se a importância da Educação!

Quando as pessoas são afetadas com um sorriso ou um mergulho em sua memória ao verem grupos de estudantes em atividades nos mais diversos espaços da cidade: bibliotecas, centros culturais, museus, praças, parques, ruas... transborda a importância da Educação como direito social e espaço primordial na vida e formação da identidade e cultura do nosso povo e da nossa gente!

Quando aquela senhora ou aquele senhor que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa se emocionam ao conseguir ler as primeiras palavras, ali está o nó na garganta da importância da Educação.

Quando cada jovem se enche de orgulho ao pegar seu diploma universitário, especialmente aqueles filhos de humildes trabalhadores desse nosso injusto país, multiplica-se a importância da Educação.

Quando profissionais da Educação: gestores, docentes, quadro de apoio, cozinha, vigilância e limpeza atravessam a cidade para exercer suas funções dignamente, muitas vezes levando trabalho para casa, e são respeitados e valorizados por isso, aí se revigora a importância da Educação.

Quando uma música, filme ou livro não precisa ser censurado porque expressa a cultura afro, um professor não precisa ficar exposto ou ser hostilizado por abordar questões de gênero, a comunidade LGTBQI+ pode estudar e ter sua cidadania reconhecida, um imigrante ser acolhido, a cultura indígena valorizada, as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades podem ser atendidas, aí está a justa importância da Educação.

Por isso, nós, trabalhadoras(es) da Educação na cidade de São Paulo, que temos construído, tanto por meio da prática quanto de estudos e formulações no campo da teoria e das políticas educacionais, projetos educacionais realizados na Rede Municipal de Ensino ao longo dos anos, queremos uma educação humanizadora, integral e inclusiva que garanta os direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos, tal qual previstos na Constituição.

Queremos um Prefeito que dialogue com os princípios fundamentais que norteiam a construção de uma educação para todos os povos que aqui vivem e que respeite suas necessidades. Um prefeito que tenha como princípio a defesa da vida de todas as pessoas e que não submeta os recursos e as políticas do Estado aos interesses de grupos econômicos.

Solidarizamo-nos com todo o povo brasileiro diante das milhares de mortes pela Covid-19, que continua ceifando centenas de vidas diariamente.

Defendemos que os investimentos do Estado brasileiro em nível nacional, estadual e municipal, estejam voltados à proteção da vida por meio da garantia de alimento saudável, água potável, geração de emprego e renda, saúde pública, a partir do fortalecimento e ampliação do SUS.

Manifestamos nossa posição inarredável de que o retorno às aulas só aconteça em condições de plena segurança sanitária, razão pela qual todos os esforços devem ser feitos para que se constituam e viabilizem, inclusive em termos orçamentários, as condições de cumprimento de protocolos que assegurem distanciamento social e condições de higiene, o que requer medidas de reorganização de salas de aula, dos prédios e equipamentos, montagem de estações de higiene e funcionários em número necessário.

Queremos um prefeito que faça frente aos retrocessos, como a Emenda Constitucional 95, elaborada no governo Temer e ainda vigente, e aos ataques à educação pública levados a efeito por setores econômicos e pelo presidente Bolsonaro, que colocam seus interesses acima da vida e alimentam uma política de ódio e de desmonte de conquistas históricas.

Queremos um prefeito que faça frente também às políticas privatizantes dos governos Dória e Covas! São Paulo precisa de um prefeito que faça cumprir as metas do Plano Municipal de Educação, que se ocupe da educação na cidade, da creche à pós-graduação, buscando a articulação federativa com o Estado e a União na perspectiva de criação do Sistema Nacional de Educação.

Para nós a educação é um direito humano fundamental, principal meio de acesso à cultura, às ciências, às artes, à filosofia, às tecnologias. Para tanto, defendemos uma educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade social, voltada à formação integral do cidadão, que deve contribuir para o desenvolvimento pleno dos bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos, e para a crescente formação de sua capacidade de elaboração crítica, também levando em conta, no caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o mundo do trabalho.

Uma educação que, por meio do exercício da cidadania, possa garantir conquistas imprescindíveis ao desenvolvimento para a superação das diferentes formas de discriminação; para a proteção do meio ambiente no contexto de uma transição ecológica, para a superação das desigualdades sociais, para o fortalecimento e ampliação da democracia.

É preciso que a escola se torne um lugar de investigação, elaboração e criação cultural, que o currículo, além de assegurar o acesso aos diferentes campos do conhecimento o faça a partir da consideração das representações, dos saberes e experiências sociais e culturais dos estudantes. Nesse contexto, será fundamental tornar a formação dos professores e trabalhadores em educação um processo sistemático e permanente, organizado para favorecer a reflexão e a elaboração sobre as práticas, assim como garantir que o trabalho coletivo seja fortalecido, constituindo-se em referência fundamental no trabalho pedagógico da escola.

Para que as identidades presentes na escola sejam compreendidas e tomadas como referência, é necessário que a escola esteja sintonizada com as dinâmicas e desafios das relações estabelecidas nos territórios, por meio da consideração de suas dinâmicas e características. O trabalho pedagógico requer a observação, uma escuta atenta e a análise dos processos no interior das unidades educacionais e nos territórios, relações humanas e articulações sociais equitativas.

Diante do avanço das políticas neoliberais que pretendem destruir os direitos dos trabalhadores, é fundamental que a educação impulsione políticas no âmbito de uma Rede de Proteção Social no enfrentamento às desigualdades, no contexto da gestão democrática da educação na cidade. Tais políticas envolvem também a valorização dos profissionais da educação. Deve ser assegurado o número de funcionários necessário ao bom funcionamento das unidades e, especialmente no contexto da pandemia, a luta firme e decidida contra qualquer forma de demissão, assim como a garantia de condições sanitárias para a reabertura das escolas, inclusive com cursos de formação para os(as) trabalhadores(as) de conhecimentos necessários à garantia de segurança sanitária nas unidades escolares.

Articula-se com a garantia da qualidade social a diretriz voltada à democratização do acesso e garantia da permanência. Consideramos fundamental que a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nesta conjuntura de crescente desemprego e miséria, invista fortemente na formação dos(as) trabalhadores(as), para além da elevação da escolaridade em nível do ensino fundamental, invista também na articulação com cursos de formação profissional.

Destacamos a importância da criação de um Centro de Pesquisas e apoio para a Educação Inclusiva visando fortalecer a sistematização de informações, a investigação sobre as deficiências e o aporte de conhecimentos sobre a inclusão.

Além disso, é preciso investir muito nas políticas de alimentação escolar saudável e de transporte, visando assegurar qualidade e favorecendo a permanência dos estudantes na escola.

Todas estas políticas requerem que a diretriz relativa à gestão democrática seja muito fortalecida. É preciso buscar a democratização das relações no interior das escolas, superar conflitos sem o uso de qualquer forma de violência, a partir de políticas do governo voltadas à valorização da vida e ao combate a qualquer forma de discriminação: origem de classe, étnico-racial, religiosa, de gênero; pelo desenvolvimento integral do estudante. A educação municipal será orientada pelos valores de respeito a todas as pessoas, cooperação e solidariedade.

O diálogo sobre desafios de diferentes ordens, a discussão da política educacional e de seu financiamento na cidade deverá ser fortalecida nos Conselhos de Escola, nos Conselhos dos Conselhos de Escola (CRECEs), no Fórum Municipal de Educação, no Conselho Municipal de Educação, instâncias de participação que deverão ser valorizadas por meio do aperfeiçoamento das relações de representação.

Defender a pré candidatura de Jilmar Tatto, do Partido dos Trabalhadores, a Prefeito de São Paulo é defender uma coerência própria da Educação e alimentar os sonhos de retomar projetos educacionais que têm valorizado a gestão democrática, tão necessária no processo de relações horizontais, buscando o direito às aprendizagens que façam sentido aos bebês, às crianças pequenas, aos adolescentes, aos jovens e adultos, aos seus familiares e toda comunidade escolar. É avançar no direito a uma Educação Humanizadora, Integral e Inclusiva!

Junte-se a nós!