Escola de Janas: Uma escola com Alunos

Destinatário: Presidente da Uniões de Freguesias de Sintra

São cada vez as famílias que em Janas e na vizinhança procuram ofertas educativas e recreativas. Esta famílias são constituídas muitas vezes por três ou mais gerações.

Nota-se na freguesia e vizinhança próxima a ausência de serviços de creche e jardim de infância que ofereçam uma alternativa a deslocações pendulares de crianças e pais e que potenciem uma vivência mais feliz, saudável e local.

Para além disso, existe uma população residente sénior detentora de um conhecimento que importa aproveitar e potenciar em prol da criação e manutenção de saber.

A Antiga Escola Primária de Janas constitui, indubitavelmente, um espaço marcante na história desta aldeia e na memória de quem a habita. Apesar de estar inactiva há alguns anos a Escola pode ser vista, neste momento, como um potencial ponto de (re)encontro entre os moradores e gerações que habitam a aldeia.

A Escola e a sua envolvente podem ser, neste sentido, um espaço público exterior que Janas não possui actualmente e um edifício que, dinamizado, potencia a relação entre as pessoas e as gerações, a troca de saberes, da experiência e da cultura e a criação de conhecimento.

Assim, eu, abaixo-assinado, manifesto o meu apoio à Dolmen, Associação sem fins lucrativos Sintrense com 15 anos, na apresentação de proposta de reabilitação e dinamização da antiga escola de Janas devolvendo-lhe a sua primordial função: ser um centro de dia focado em actividades lúdicas e educacionais, nesta fase focada em crianças em idade pré-escolar, de acordo com documento anexo.

Pela Escola de Janas, Uma Escola com Alunos