Instalação de unidade de coleta de sangue em Várzea Grande-MT

Destinatário: Prefeitura de Várzea Grande

“Doar sangue é um ato de solidariedade e cada doação pode salvar a vida de até
quatro pessoas”.
A instalação de uma unidade de coleta de sangue é primordial para a saúde pública, sendo uma iniciativa que fomentará o aumento de doações por parte da população várzea-grandense que não precisará mais deslocar-se até outro município ou aguardar que, ocasionalmente, uma unidade móvel (ônibus) do MT Hemocentro venha até a cidade. A doação regular é imprescindível para manter os estoques diários de sangue, buscando atender a demanda significativa das pessoas que necessitam de tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades. Com foco na responsabilidade social deste ato de solidariedade, a BPW VG (ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DE NEGÓCIOS E PROFISSIONAIS DE VÁRZEA GRANDE) realiza, no mês de setembro, o Projeto DOANDO VIDA, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a doação de órgãos, tecidos e leite materno. Neste ano, tornou-se essencial uma ampla mobilização sobre o tema, de forma aberta para a expressão cidadã, possibilitando que as pessoas a favor da instalação de unidade de coleta de sangue no município de Várzea Grande-MT participem assinando conosco este documento, apoiando a presente reivindicação às autoridades municipais.