Colação de Grau de Técnico em Farmácia dos estudantes do 4º semestre excepcionalmente isentos de cumprir o Estágio Supervisionado do último semestre

Destinatário: Ilmo. Sr. Roni Miranda Vieira Diretor de Educação do Estado do Paraná

Nós, abaixo-assinados, alunos do 4º semestre do curso de Técnico em Farmácia, do Colégio Estadual Professor Victório Emanuel Abrosino, no município de Cascavel/PR, vimos requerer de V.S.ª providências a respeito do Estágio Supervisionado do último semestre, que deveria ter sido cumprido no primeiro semestre deste ano. Esta turma vem solicitar a colação de grau sem a realização deste, pelos seguintes motivos:
1º – O Estado de Calamidade Pública, decretado no Brasil em 20 de março de 2020 em virtude da Pandemia de COVID-19;
2º – A necessidade de profissionais da área da saúde no enfrentamento da Pandemia;
3º – A realização de 60 h de estágios da grade vigente, correspondente a 50% da carga horária total da grade vigente, que foi reduzida no ano de 2019 de 120 h para 90 h, e sendo assim, na atual grade corresponde à 66,6% do total;
4º – A Portaria MEC nº 323 de 09 de abril de 2020, que “Dispõe sobre a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, como ação de combate à pandemia do novo coronavírus – Covid-19.”, que poderia ser adaptada aos cursos Técnicos da área da saúde, haja vista a imediata necessidade de profissionais no momento;
5º – A emissão da Resolução SESA/PR nº 1173/2020, que estabelece “de forma excepcionalíssima o retorno das atividades letivas de cursos técnicos e superiores da área da Saúde, ante a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de COVID-19”, e dessa forma não contempla o retorno aos estágios.

Em razão disso, solicitamos de V.S.ª o máximo empenho para solucionar esta situação.