Abaixo-Assinado (#51638):

Redução das atividades assíncronas e cancelamento das resenhas semanais do componente curricular de fonética e fonologia I (Turma Letras-língua Inglesa, 3º período noturno UERN)

Destinatário: letrasinglesuern2019.1@gmail.com ; jonathanmax@alu.uern.br ;

Nós, abaixo-assinados, neste ato representando os graduandos da turma de Letras-língua Inglesa, no 3º período do turno noturno, da UERN-CAMPUS CENTRAL e todos aqueles de outras turmas que estão regularmente matriculados no componente curricular Fonética e Fonologia I (Inglês) (60h) 0402072-1, do semestre 2020.1 (remoto). Reivindicamos que:

1- Solicitamos que seja cumprida a carga horária do curso que é de 60 horas-aula, referentes a créditos pré-fixados, de acordo com o ART. 72º do Regimento Geral da UERN. Dessa forma, com a divisão que ficou estabelecida pelo próprio professor no planejamento inicial da disciplina, seria realizada a divisão dos encontros semanais, sendo 2 horas síncronas e 2 horas assíncronas, tendo em vista a nova modalidade remota de ensino. Porém, está sendo solicitada a realização de atividades e leituras de forma OBRIGATÓRIA E AVALIATIVA, através da plataforma GOOGLE CLASSROOM, que superam as 2 horas assíncronas referentes a aula. O professor ao final de cada aula disponibiliza, através da plataforma anteriormente citada, materiais de cunho avaliativo em forma de vídeos, textos e transcrições fonéticas e solicitação de resenhas que vão em desacordo com o número de créditos pré-fixados do componente curricular, que são resguardados pelo ART. 72º do Regimento Geral da UERN.

2-Solicitamos que a partir da SEGUNDA UNIDADE DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA, seja excluída a necessidade da realização de resenhas críticas semanais solicitadas pelo professor. Com o mesmo pensamento da reinvindicação de nº1, a solicitação do cancelamento das resenhas semanais solicitadas pelo professor visa a manutenção da carga horária do curso, tendo em vista que a leitura de capítulos de livros (que em alguns casos chegam a 30 páginas ou mais) e subsequentemente uma resenha sobre o material disponibilizado, por si só já consomem mais do que as 2 horas assíncronas previstas inicialmente, sendo esse tipo de avaliação contínua insustentável para a manutenção do curso. De forma que, o material que seria alvo da análise, que é sempre um material bruto com o texto original do autor(es) da(s) obra(s), pode ser sintetizado para que possa ser repassado de forma expositiva dentro do período de aula síncrona (2 horas-aula).

3- Solicitamos que as presenças nas aulas síncronas não sejam contabilizadas de forma avaliativa, tendo em vista a nova modalidade remota e todas as dificuldades técnicas e externas que esse novo segmento de aulas pode estar submetido. Visto que, a contabilização de faltas por si só já é de cunho avaliativo, pelo fato de que, caso o aluno não cumpra o mínimo de 25% da carga horária referente a disciplina, está sujeito a reprovação compulsória, de acordo com o Inciso II, do ART 108º do Regimento Geral da UERN. Desse modo, não havendo a necessidade de inserir a presença na avaliação contínua, evitando que problemas de conectividade ou falhas técnicas nos aparelhos que porventura impeçam o acesso ao encontro síncrono sejam refletidos na nota da avaliação final da unidade.

4- Também solicitamos que seja feita uma reavaliação do planejamento da disciplina, por parte do professor, tendo em vista todas as solicitações anteriormente citadas. Já que, o intuito desde documento é buscar uma melhor aprendizagem e uma convivência saudável entre todos nós, integrantes do âmbito acadêmico, ainda mais em um momento tão delicado devido a COVID-19, ao qual muitos não possuem as condições adequadas para participação nas aulas, que já é prejudicial ao ensino. Visto que, uma quantidade exacerbada de material e informações não necessariamente implicam em um maior aprendizado, acreditamos que é preciso dar liberdade aos graduandos de que caso seja necessário eles próprios tomem a iniciativa de se aprofundar em um determinado assunto, pois a OBRIGATORIEDADE em tantos quesitos e, praticamente, todos os aspectos da disciplina serem tratados de forma avaliativa, dificulta a assimilação de conteúdos, pois o aluno se sente somente no cumprimento de uma obrigação, algo que somos contrários. Assim como, as práticas de embelezamento do sofrimento do universitário, como '"suar a camisa" e "passar noites em claro" (como foi a sugestão do próprio professor) para que seja possível concluir as atividades, não são comportamentos saudáveis, acreditamos que atitudes assim fomentam o processo de fracasso escolar e somos abertamente contrários.

Em razão disso, solicitamos, atenciosamente, o cumprimento das reinvindicações acima abordadas, para um melhor, mais proveitoso e harmonioso convívio no ambiente acadêmico, no restante deste semestre 2020.1 (remoto)

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.