Abaixo-Assinado (#51773):

Retorno às aulas

Destinatário: Pais dos alunos da rede infantil

Senhor Prefeito de Caçapava do Sul Giovani Amestoy
Senhora Secretária de Saúde da Caçapava do Sul
Senhor(a) Secretário da Educação de Caçapava do Sul
Senhores membros do Comitê de Combate ao Corona vírus de Caçapava do Sul

Nós, pais/representantes legais dos alunos das escolas privadas de educação infantil do munícipio de Caçapava do Sul, vimos por meio deste, manifestar nossa preocupação com a não autorização para o retorno dos nossos filhos ao convívio social controlado com seus colegas e professores.
Não temos o embasamento teórico necessário para argumentar sobre os prejuízos que esta falta de convivência traz aos nossos pequenos, mas estamos tranquilos quanto a isto, porque estamos certos de que o Sr. Secretário de Educação do munícipio o tem e pode falar por nós nesta questão. Apesar disso, convivemos com as crianças diuturnamente, percebemos alguns impactos e temos algumas considerações a fazer sobre o assunto, as quais gostaríamos de compartilhar com os senhores:
1) Estamos preocupados com o seu desenvolvimento. Por mais brincadeiras e jogos que inventemos, não temos treinamento e formação como as(os) professores das escolas, que sabem como propiciar o ambiente e as condições ideais para o desenvolvimento dos pequenos. Por muitas vezes nos vemos perdidos na tentativa de implementar algum processo de ensino aprendizagem e na tentativa de que os pequenos se sintam atraídos o suficiente pelas atividades online proporcionadas pela Escola. Sabemos do efeito que a companhia de outros colegas provoca em nossos filhos, ou seja, em palavras simples: é muito mais atrativo para eles aprender sobre as formas geométricas, por exemplo, ludicamente e na companhia dos colegas, do que com pais destreinados e com pouco tempo disponível.

2) Nossos filhos têm passado mais tempo fazendo uso de telas de celular, televisão, computador e assim temos consciência de que estamos os prejudicando. Por outro lado, temos os afazeres domésticos, o nosso trabalho remoto ou presencial e não temos condições de lhes dar a atenção que merecem por tantas horas diárias.

3) Percebemos a alegria quase desesperada deles quando encontram os amigos/colegas ou outras crianças em algumas oportunidades e nos sentimos muito tristes quando nos pedem para ir brincar na escolinha, encontrar os amigos e professores e não temos como proporcionar isto a eles.

Considerando estes impactos citados e outros que poderíamos adicionar, fica difícil compreender o porquê de as escolas infantis não poderem retomar as suas atividades, em ambiente controlado, de forma escalonada e seguindo todos os protocolos elencados em seus planos de contingência, quando vemos jogos coletivos autorizados; funcionamento do comércio autorizado; funcionamento de restaurantes autorizados; salões de beleza autorizados. Isto sem falar do comportamento da população de maneira geral, que não está nem perto do recomendado para contenção da disseminação do vírus.
Se o argumento para permissão de todas estas atividades é de que possuem um plano de contenção e medidas de proteção, assim também deveria o ser para a autorização do funcionamento das escolas, adicionando a isto, o fato de os pais terem livre escolha sobre o fato de seus filhos frequentarem, ou não, a escola.

Sem mais para o momento, assinamos este documento e os convidamos para reflexão e tomada de atitudes igualitárias no que tange a autorização ou não da abertura dos diferentes segmentos do município.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.