Abaixo-Assinado (#51915):

Em defesa da retomada do ano letivo CPII em fevereiro 2021

Destinatário: carlacampelomarins@gmail.com

Prezados Membros do Conselho Superior

Como ex membro deste Conselho, na qualidade de representante de responsáveis legais, sinto-me na obrigação de registrar a imensa preocupação que as ações tomadas pelo colégio frente à pandemia covid 19 tem levado à milhares de famílias: o impacto da ausência do ano letivo do Colégio Pedro II na saúde física, mental e socioafetiva de seus alunos não pode - e não será - sanado com a oferta das atividades não válidas de cunho emocional e cognitivo, à despeito da boa intenção.

É sabido que não pode o colégio basear-se em boa intenção a fim de cumprir sua missão, mas em ações concretas. Onde estão as ações concretas?

Desde março encontravam-se alunos e responsáveis sem informação concreta acerca da retomada do ano letivo 2020. As tentativas de comunicação receberam dos canais oficiais a resposta padrão de que deveria o interessado acompanhar as atividades do GT e aguardar posicionamento. Ora, até o presente momento, à despeito de inúmeras reuniões, o referido GT - que não é órgão deliberativo - e este Conselho Superior, não proporcionaram informações definitivas acerca da retomada do ano letivo 2020.

Como poderia esta situação ser considerada razoável?

Após oito meses no aguardo de comunicação efetiva, o Sr Reitor, com a pertinência e propriedade que lhe cabe, exarou devidamente a Portaria nº1.801 de 27/10/2020. Este é o papel de um gestor e dentro de suas responsabilidades. E cabe à comunidade apoiar e tomar as devidas providências nas semanas que antecedem as férias dos servidores em janeiro 2020 - uma certeza já deliberada mesmo num ambiente de incertezas -, pois é fato sabido que a ausência do ano letivo:

- leva à evasão escolar
- que na maior parte dos casos é irreversível,
- atua na redução significativa de conclusão dos estudos,
- amplia tendências à depressão e outros sintomas psicológicos,
- priva o aluno do desenvolvimento mental e social,
- abre campo de contato do aluno com mídias eletrônicas que o tornam vulneráveis a ambientes perniciosos e cyberbullying,
- priva o aluno de um dos principais ambientes de detecção de abusos físicos e psicológicos
- priva o aluno da socialização que o ambiente escolar promove positivamente a formação da sua personalidade

Gostaria de agradecer pela atuação do Conselheiro Maurílio hoje na reunião do Conselho Superior. É com alívio que sua fala de apoio a retomada do ano letivo 2020 em apoio à portaria nº1.801 foi recebida.

Agradeço, e torno público, em nome de pais de diversas unidades do Ensino Fundamental 1 ao Ensino Médio, que apoiam a Portaria n.1801 em defesa do retorno das aulas válidas - em formato adequado às condições sanitárias - em fevereiro 2021.

Conte com nosso apoio.