Abaixo-Assinado (#52014):

Pelsa Restauração e Tombamento do Caisão de Ubatuba

Destinatário: gabinete@ubatuba.sp.gov.br

O governador Adhemar Pereira de Barros Interventor em São Paulo, em seu primeiro mandato, em 1941, construiu os Portos de Ubatuba e São Sebastião e iniciou a construção de um grande entreposto de Pesca em Santos.
O cais de Ubatuba teve dois projetos para a construção um de H.G.Penteado em 1940 e o segundo feito por Ciro Falcão projetado em 17/10/1940, e escolhido em 1941, Suas pilastras foram confeccionadas no Rio de Janeiro, na gestão do Prefeito Henrique Dodsworth. Antigamente a ilha dos pescadores era considerada como porto de abastecimento. O Caisão faz parte da história da cidade, pois no passado, neste local era escoada grande parte das mercadorias vindas do Vale do Paraíba e Norte de Minas, que desciam a Serra do Mar em lombo de burro. Outro fato marcante na história foi o projeto de uma ferrovia interligando o Cais do Porto ao Vale do Paraíba, foi a grande repercussão no início do século XX, mas questões políticas faliram o empreendimento, porém o Caisão fora construído e desde então foi utilizado (e muito) pelas embarcações que por ali navegavam. Tornou-se também ponto de visitação para os habitantes e visitantes para a pesca, mergulho, turismo ou apenas apreciar a vista, que é magnífica.
Além de toda essa participação importante na história de Ubatuba, o Caisão está presente na história de todos os que em Ubatuba moram, já moraram, vão morar... Quem nunca mergulhou de sua plataforma ? Quem nunca foi lá pescar, passear ou até mesmo namorar ? Todos que amam Ubatuba, têm uma história no Caisão, ele já está gravado pra sempre em nossas memórias, e merece esse respeito. O fato é que desde sua construção, nunca ocorreu uma reforma ou restauração, apenas algumas manutenções. Hoje encontra-se em elevado estado de degradação. Um local que já foi lindo e que poderia ser facilmente transformado em um ponto turístico e trazendo retorno financeiro para o Município. Para que essa memória linda, desse local maravilhoso, que nós e nossas gerações anteriores puderam desfrutar, e para que nosso descendentes também venham a cunhar recordações tão ou mais deliciosas que as nossas, peço que assinem este documento para pedir PELA RESTAURAÇÃO E TOMBAMENTO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E MUNICIPAL DO CAÍS DE UBATUBA, e por sua eternização.