Pela intalação de ferrovia turística na cidade de Teresópolis-RJ

Destinatário: Prefeitura Municipal de Teresópolis-RJ

MANIFESTO DE INTENÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE TRECHO TURÍSTICO FERROVIÁRIO NA CIDADE DE TERESÓPOLIS-RJ.

Como entusiasta da história do trem em nossa cidade, nascido e criado em Teresópolis, tendo como profissão a advocacia, desde pequeno lendo os livros de história, buscando informações, visitando os pontos ainda existentes da estrada de ferro, conhecendo ao longo do tempo do tempo as mudanças que suprimiram linhas férreas, por motivos políticos ou financeiros. Tomando a iniciativa neste momento pelo fomento do turismo, aquecimento da economia, com resgate histórico da ferrovia, que se instalou no ano de 1908 com a (Estrada de Ferro Therezopolis), sendo suprimido no ano de 1957 por ordem de Juscelino Kubitschek;

JUSTIFICATIVA:

Nossa cidade, localizada em região privilegiada por cachoeiras, parques e com potencial turístico ímpar, ainda com legado da época de ouro das ferrovias como: pontes, túnel (Sudamtex) e possíveis traçados que possam ser reativados com objetivo de aquecimento da economia, geração de empregos e contudo com o resgate das raízes, já que Teresópolis teve seu progresso através dos trilhos, assim como o mundo, ferrovias ligaram locais, aqueceram corações;

Várias cidades do Brasil fomentam seu turismo com a ferrovia, seja a vapor ou diesel, renascendo a história de sua essência, agregando assim o ressurgimento econômico de suas cidades, passando ainda mais a serem destaque pelo Brasil;

Em um raso levantamento, pude aferir que o Estado do Rio de Janeiro teve seu patrimônio ferroviário levado para outras cidades, inclusive locomotivas a vapor, que passaram a operar turisticamente em cidade de Minas Gerais e São Paulo, e o objetivo é também, sendo possível que este raro acervo seja repatriado ao Estado de origem, fazendo assim que cada ente da federação busque por seu legítimo legado histórico;

Parcerias publico-privadas poderão ser lançadas, e concomitantemente, órgãos Estaduais e Federais, como: “IPHAN, INEPAC, DNIT” podem ser acionados para que possamos rastrear este precioso acervo, fazendo retornar ao local nascituro, sendo usufruído pelos cidadãos Fluminenses com a reativação do possível trecho;

Outa ideia, é que Teresópolis tenha seu próprio museu, com acervo próprio. Existem subsídios do Governo Federal para criação, entretanto, Legislativo e Executivo necessitam criar leis para que o projeto possa receber tais recursos;

Poder público e sociedade civil organizada imbuídos nesta tentativa, na procura de parcerias e doações junto aos operadores ferroviários do Estado para montagem do trecho, à exemplo: SUPERVIA, RUMO etc....

Teresópolis, sede da CBF, já é conhecida internacionalmente e tem capacidade de retorno da ferrovia com fito turístico;

Um trecho sugerido, já que será urbanizado e criado um parque, é o da Sudamtex, com a possível passagem da composição pelo túnel, saindo da Beira Linha, ladeando o terreno da fábrica, indo até a rodoviária, ou até mesmo circundando o perímetro daquela instalação (sugestão);

Lanço neste momento este manifesto com abaixo assinado, visando o retorno do trem e a busca pelo resgate histórico de nossa cidade;

Meu nome é Guilherme, sou apenas um idealizador, mas juntos poderemos alcançar a realização deste projeto, que irá levar nossa querida cidade de volta aos maiores roteiros turísticos do Brasil!