Petição alunos odontologia UNIVERSO

Destinatário: Direção UNIVERSO

Exmo(s). Senhor (es),

Nós, alunos do curso de odontologia da UNIVERSO campi Juiz de Fora, viemos através desta prestar indignação quanto ao descaso conosco que, desde o dia 20 de março de 2020, estamos tendo aulas na modalidade online e sem a possibilidade de realizar as aulas práticas. O que justifica a nossa reclamação e também preocupação, é que em momento algum nenhum responsável pela faculdade, seja diretor ou reitor, prestou algum tipo de esclarecimento direto quanto a previsão do retorno e reposição das aulas presenciais. Tendo em vista que estamos em um momento delicado onde surgem dúvidas e preocupações, no mínimo merecíamos um comunicado oficial ou uma mensagem de conforto. Estamos nos sentindo lesados e deixados de lado pela instituição. Sendo assim, compilamos as principais reclamações e preocupações apresentadas durante o ano:
1. Referente à lista de materiais e previsão da retomada das aulas presenciais. Durante as aulas, foi repassado pelos professores a lista de matérias que seria usado no período, esta que tem o custo de aproximadamente 5.000,00 a 7.000,00 reais. Os professores afirmaram que era indicado a aquisição da lista, pois o cronograma de retorno às aulas presenciais já estava certo, dependendo apenas da liberação da prefeitura para retornarmos às atividades. Sendo assim, grande parte dos alunos adquiriram os materiais, mesmo que o retorno previsto não tenha acontecido.
2. Referente ao não cumprimento da previsão de retorno pré-estabelecida. No dia 24 de outubro deste ano (2020), foi publicado no Diário Oficial do Município, um novo decreto que colocaria Juiz de Fora na “onda verde” do programa “Minas Consciente”, onde foram liberadas as aulas práticas de cursos de saúde e estágios dessa área para faculdades particulares. Portanto, foi observado que muitas Faculdades/Universidades e cursos de pós-graduação da cidade do município retornaram suas atividades, o que agravou ainda mais a nossa preocupação quanto ao futuro e estabilidade do curso.
3. Referente ao contrato da clínica/laboratório para execução das aulas práticas. É de conhecimento de todos os acadêmicos que a UNIVERSO não possui em suas instalações a infraestrutura adequada para a modalidade prática do curso de odontologia, sendo necessário que se adquira um espaço alugado. O que se espera por nós, é que o trâmite e as burocracias referentes a este contrato de locação sejam resolvidos brevemente, uma vez que, anteriormente à pandemia atual, ocorreram adiamentos das aulas práticas por falta de infraestrutura necessária.
Por fim, exigimos o mínimo de respeito e consideração por parte da administração/direção, uma vez que, através das mensalidades pagas, nos tornamos colaboradores da instituição. É de nosso interesse ver o curso de odontologia prosperar e trazer bons resultados aos acadêmicos e à universidade, mas para isso é necessário que nos ofereçam um posicionamento realista sobre todo o andamento e futuro do curso, além de infraestrutura e ensino de qualidade. Assim, aguardamos um pronunciamento oficial, que nossas dúvidas sejam respeitadas e esclarecidas.

Atenciosamente,