Abaixo-Assinado (#52241):

DIREITOS TRABALHISTAS

Destinatário: Light publikimagem

Prezados_______ ,
A relação de trabalho é uma relação de troca, ao mesmo tempo que um lado busca colaboradores no mercado para que o serviço seja prestado, o outro busca a remuneração como contraprestação. A regulação deste relacionamento se dá pela lei, pela justiça, pelo Estado e pela negociação entre as partes e é com essa última intenção que esta mensagem é dirigida aos senhores.
Primeiramente, não se esquece que vivemos um período de dificuldade e contrariedade, haja vista, tudo o que aconteceu e mudou a vida de todos em 2020. No entanto, são nos momentos de crises que as parcerias se mostram ainda mais necessárias e que os direitos e garantias são fundamentais para que seja dada a segurança necessária para atravessar qualquer tormenta.
Nesse sentido, há a necessidade de se discutir algumas questões e aflições enfrentadas no dia a dia, por todos os que estão na linha de frente do atendimento. Questões entre direitos como o direito à hora extra, saúde e segurança no trabalho até questões como o uniforme e o fim do agendamento.
Se é missão de todo aquele que se presta a trabalhar, ofertar o melhor de si para o bom desempenho da função, é a missão da empresa se organizar e planejar a melhor forma de prestar o serviço. Assim, esta mensagem soa como um aviso ou bom conselho, ao relatar que a imagem passada aos clientes é de desorganização e falta de planejamento dada as condições de trabalho existentes atualmente nas agências.
Os atendentes e também os clientes, bem como, os bens da empresa localizados nas agências estão expostos a qualquer sorte pela falta de segurança, não há como os funcionários conciliarem o atendimento com a função de detectar qualquer possível ameaça externa. A falta de proteção dos locais se alia à falta de higiene, ainda mais em tempos e pandemia, há a necessidade de melhorar o nível de proteção que expõe e já adoece vários colaboradores com o COVID-19.
Outro fator de aumento de risco é o fim do agendamento, expondo os atendentes a um numero indefinido e maior de atendimentos, sem qualquer controle. O agendamento não é só uma questão de organização, auxilia também no combate ao vírus, pois o cliente agendado terá mais atenção em seguir normas, como o uso da máscara, com o receio de ser reagendado por descumprimento.
A aglomeração de clientes também, que crescerá sem o agendamento, já é causada em parte pela ineficiência de outros canais de comunicação do cliente, resultando em sobrecarga de trabalho no dia a dia dos postos físicos de atendimento.
Os empréstimos de atendentes também dificultam a própria organização do trabalhador, que muitas vezes perde, inclusive, a oportunidade de almoço pela falta de condições.
Todos esses problemas expõe a saúde de quem trabalha e dos clientes de forma desnecessária e, com o aumento do risco, por lógica, aumentam os casos de doenças e consequentemente, os afastamentos, por isso, há a necessidade de medidas preventivas para tais assuntos.
Nesse ambiente difícil, erros têm que ser combatidos e a nossa segurança deve ser reforçada. A concessão de plano de saúde sem cobrança, assim, mostra-se primordial, um habito que todos os prestadores de serviço já estão acostumados e contam como garantia pra enfrentar o dia a

dia de trabalho, a aflição decorrente disso é desmedida e agravada pela situação pandêmica que enfrentamos.
Da mesma forma, é preciso ser assegurado o pagamento de horas extras. Um direito que deve estar entre as prioridades da empresa, justamente porque reflete a contraprestação pelo tempo excessivo que se dedica ao trabalho, ou seja, pelo tempo dedicado pelo prestador além do convencionado.
Entre outras questões que também merecem a atenção, está a demora no reembolso ou no pagamento do valor das passagens. A responsabilidade do deslocamento do trabalhador de sua casa para o local de trabalho e vice e versa também é do empregador, logo, o empregado não pode ser onerado de forma nenhuma neste quesito, sob pena de um direito passar a ser um prejuízo.
Piso salarial do atendente de mesa, para que não haja grandes discriminações ou diferenciações salarias imotivadas entre aqueles que prestam serviços equivalentes. Os descontos feitos também devem ser revistos, para que situações que já são difíceis não sejam agravadas ainda mais e possam prejudicar, por dificuldades financeiras, a vida de quem está trabalhando.
Um grave problema também se reflete no desvio de função. A nossa atuação se reveste de muita responsabilidade, estar ali diante do cliente, é a personificação da imagem das empresas aqui envolvidas. Dessa forma, quanto mais atividades paralelas forem desempenhadas, maior a chance de erro e de um serviço mal prestado, atuar na área virtual, então, deve exigir uma demanda própria e não estar entre as atribuições daqueles que estão trabalhando presencialmente.
Por fim, a empresa deve ser vista como uma parceira e por isso pedimos atenção às questões levantadas nesta mensagem.
Questões prioritárias:
• Segurança nos locais de atendimento
• Higiene e cuidados de proteção à saúde nas agências
• Melhoria de outros canais de atendimento e autoatendimento do cliente
• Só atender aqueles que foram agendados
• Padronização e confecção de uniformes
• Piso salarial do atendente de mesa • Aumento salarial como forma de
valorização profissional
• Pagamento de horas extras e valor de passagem, bem como, reembolsos
• Manutenção de Plano de Saúde sem cobrança
• Não descontar o vale
• Rechaço ao desvio de função
Cuidar do atendente é em última instância, cuidar da imagem que o cliente vê das empresas Plubikimagem e Light, cuidar das condições de trabalho, higiene e segurança, é zelo pela imagem pública das empresas, que são o local de trabalho e os prestadores de serviço, e zelo também pelo próprio cliente que se sente valorizado e bem cuidado, construir um ambiente saudável

passa pela valorização do profissional e da atividade em si, quanto mais todos os envolvidos se sentirem respeitados, maior a chance de sucesso de qualquer empreendimento.
Atenciosamente,

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.