FICA TOBOGÃ

Destinatário: Prefeito Bruno Covas

Exmo. Sr. Bruno Covas
Prefeito do Município de São Paulo

Nós, abaixo-assinados, cidadãos amantes de esporte e cultura, viemos requerer de V.S.ª que se comprometa com a manutenção da arquibancada conhecida como “Tobogã” do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, pelos seguintes motivos:

Entende-se que o Tobogã faz parte do “Patrimônio Cultural” do município, pois foi construído na década de 70 e é historicamente local de ingressos mais baratos, possibilitando ao público em geral ter acesso a jogos de futebol, outros eventos esportivos, espetáculos artísticos, etc.

A demolição do Tobogã reduzirá significativamente a capacidade do estádio, não podendo, por exemplo, receber finais da Copa Libertadores da América ou ser apto e atraente para jogos de seleções nacionais, jogos internacionais, etc.
Atualmente, o Pacaembu é um estádio público e pode ser usado por quaisquer clubes de futebol, não somente os chamados “grandes paulistas”, como também, por outros clubes “pequenos” que podem prosperar e usar o estádio futuramente. Lembrando que, assim como fez recentemente o Flamengo, clubes “grandes” de outros estados e seleções podem, por ventura, vir a jogar no Pacaembu.

O Estádio do Pacaembu é um Patrimônio Histórico da cidade de São Paulo, tombado em 2017, e esta parte de sua arquibancada faz parte do “Patrimônio Cultural” da cidade, pois é historicamente um local de ingressos mais baratos. O Tobogã é do povo!

Em razão disso, solicitamos de V.S.ª o máximo empenho para que o Tobogã não seja demolido.