PELO FIM DOS BENEFÍCIOS DOS PARLAMENTARES

Destinatário: CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO

Destinatário: Povo Brasileiro

No Brasil, deputados, senadores, prefeitos ganham um salário alto, com uma série de benefícios. Quanto ao pobre, não. O salário minimo atualmente (2021) é de R$ 1.100,00 (Hum MIl e Cem Reais), quanto de um deputado é de cerca de R$ 33,763,00, em julho de 2020, valor que é baseado nos ministros do Supremo, com os seguintes benefícios:

1) Auxílio-moradia
É um auxílio concedido em alguns estados para parlamentares custear aluguéis de imóveis durante seus mandatos na capital. Atualmente, o montante destinado a esse auxílio é R$ 5.500,00 por mês, para os Deputados que não ocupam apartamento funcional.

2)Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap): o valor depende do estado de cada deputado, devido ao preço da passagem aérea. Representantes do Distrito Federal ficam com a menor quantia (R$ 30.788,66). Já os de Roraima recebem a maior: R$ 45.612,53.

A cota pode ser usada para despesas com:
- passagens aéreas, telefonia e serviços postais (vedada a aquisição de selos);
- manutenção de escritórios de apoio à atividade parlamentar, compreendendo locação de imóveis, pagamento de taxa de condomínio, IPTU, seguro contra incêndio, energia elétrica, água e esgoto, locação de móveis e equipamentos, material de expediente e suprimentos de informática, acesso à internet, TV a cabo, licença de uso de software, assinatura de publicações;
- fornecimento de alimentação do parlamentar;
- hospedagem (exceto do parlamentar no Distrito Federal);
- locação ou fretamento de aeronaves, de automóveis (até o limite de R$ 10,9 mil mensais) e de embarcações; serviços de táxi, pedágio e estacionamento até o limite global de R$ 2,7 mil mensais; passagens terrestres, marítimas ou fluviais;
- combustíveis e lubrificantes até o limite de R$ 6 mil por mês;
- serviços de segurança prestados por empresa especializada até R$ 8,7 mil por mês;

Fonte: Agência Câmara de Notícias

3) Verba Indenizatória
É um valor repassado aos parlamentares para cobrir gastos realizados em função do exercício do trabalho. A verba é liberada somente após a realização e comprovação dos gastos mediante nota fiscal. É usada para ressarcir despesas com locação de imóveis, veículos, gasto com material de expediente, combustível, materiais gráficos, contratação de consultoria, entre outros.

Enquanto a verba indenizatória recebida pelos deputados federais varia entre R$ 30 mil e R$ 45 mil, o mesmo benefício atinge valores muito superiores quando se trata dos deputados estaduais.

4) Verba de Gabinete
Verba destinada à contratação de pessoal: o valor, que hoje é de R$ 106.866,59 por mês, destina-se à contratação de até 25 secretários parlamentares (cuja lotação pode ser no gabinete ou no estado do deputado), que ocupam cargos comissionados de livre provimento. A remuneração do secretariado deve ficar entre R$ 980,98 e R$ 15.022,32.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Nas Assembleias Legislativas, o valor médio da verba de gabinete é de R$ 81,9 mil. Em quatro estados, os deputados recebem uma verba de gabinete maior do que os deputados federais: Pernambuco (R$ 97,2 mil), São Paulo (125.996,3 para a contratação de até 32 funcionários), Rio de Janeiro (R$ 171.491 para a manutenção de 20 funcionários) e Distrito Federal (R$ 172.265 para contratação de até 25 assessores).

Segundo o site: http://www.politize.com.br/quanto-ganha-deputado-estadual/

Esses valores podem ser reduzidos, e podem gerar mais economia para o país. O salário mínimo está cada vez mais diminuindo e os salários de prefeitos, senadores, deputados e presidente continuam intactos. Você acha que isso deve mudar? Podemos reduzir o salário dos Parlamentares e ou abaixar os benefícios. Poderíamos pedir o fim do Auxílio-moradia, auxilio paletó, despesas com viagens, já que, eles podem financias os aluguéis e imóveis durante o seu mandato, custear a indumentaria e custear suas viagens, como qualquer outro trabalhador.

Você apoia essa ideia? Assine esse abaixo-assinado.