Sem ousadia, não há novidade...não há transformação

Destinatário: Partido dos Trabalhadores Paraná

*Documento interno ao Partido dos Trabalhadores

O Brasil vive um momento determinante na sua história. É fundamental consolidar e avançar no projeto nacional que vem sendo construído com muita luta. Os últimos sete anos demonstraram a capacidade do Governo e do povo brasileiro de enfrentar as injustiças sociais. Nosso Governo retirou da pobreza mais de 20 milhões de brasileiros e brasileiras historicamente relegados à margem na nossa nação, reforçou o Estado como um todo respeitando a autonomia dos poderes e das instituições, apresentou uma notória disposição ao diálogo e estímulo a participação da sociedade civil no rumos do Brasil.

O mundo passa por crise que não é apenas financeira, é uma crise do “modus vivendi” ou do modo de vida, das pessoas. Precisamos ter claro que o desenvolvimento econômico não é o objetivo final, ele é só uma ferramenta para criarmos condições dignas e justas para os povos, com orgulho podemos identificar esse entendimento em muitas áreas do nosso Governo. Além disso, com a política externa implementada pelo Governo Lula o Brasil assumiu um papel destacado no cenário internacional pelo desenvolvimento das relações Sul-Sul, articulação do G-20, combate ao unilateralismo, defesa da soberania e interesses nacionais, sempre combatendo os conflitos armados e defendendo a priorização e cooperação das nações para superação da pobreza no mundo.

Portanto, companheiros e companheiras, não vacilamos em afirmar que nossa principal tarefa, eleitoral, já é eleger Dilma Rousseff presidenta do Brasil!

No Paraná participamos de um governo de inegáveis avanços, porém com limitações diferentes das da esfera Federal.

O Partido dos Trabalhadores do Paraná, juntamente com os partidos que estiverem na coligação, têm condições de apresentar uma candidata ao Governo do nosso estado que não apenas pode oferecer um palanque para Dilma, como tem condições de governar nosso estado em sintonia com o Brasil para superação do nosso desafio atual, consolidar e universalizar direitos, combater o consumismo, construir uma sociedade sustentável e , principalmente, enraizar valores, princípios, práticas, hábitos e significados que dêem bases para uma nova cultura, para um novo modo de vida, para uma nova sociedade que está sendo construída com mais vigor no Brasil desde 2003.

No Paraná, Lygia Pupatto, é hoje a companheira que pode e deve representar essa transição política em nosso estado. Tem demonstrado em sua trajetória de mais de 20 anos como militante, educadora e gestora que é capaz de combinar ousadia com responsabilidade. Que tem lado na sociedade, na militância sindical e petista, seja na Câmara Municipal ou na Prefeitura de Londrina, seja como Professora ou Reitora da UEL, seja como Deputada Estadual ou como Secretária de Estado, Lygia Pupatto desenvolveu uma série de ações que fortalecem os movimentos sociais , a educação, o respeito às diferenças e uma sociedade justa.

Temos a chance e o dever de apresentar ao povo paranaense uma alternativa de esquerda no ano que vem. Em 2010 temos condições de protagonizar mais um reencontro da militância com suas utopias, de aprofundar o republicanismo, a democracia e a consolidação de direitos em nosso estado, proporcionando cada vez mais cidadania ao nosso povo.

Por outro lado temos os partidos de direita capitaneados pelo PSDB e as forças conservadoras tentando apresentar o modelo conservador, as velhas concepções e as práticas arcaicas que desvalorizam a vida como novidade.

Companheiros e companheiras, maior que esse desafio é certamente a força que temos para enfrentá-lo.Com a certeza de que a candidatura de Lygia Pupatto ao governo do Paraná em 2010 representa um projeto de aprofundamento da revolução democrática, nós, que abaixo assinamos, queremos Lygia Pupatto candidata à Governadora do Paraná.