Igualdade de Gênero na Gestão Municipal

Destinatário: Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Butiá/RS

Tendo em vista a baixa representatividade feminina na política como um todo, resultado de milênios da cultura patriarcal, onde o papel das mulheres na sociedade, mesmo com toda a evolução e lutas, ainda se restringe a lugares de menor protagonismo; não diferente no nosso município, mesmo com cotas de candidaturas femininas, democraticamente, nenhuma mulher ocupa uma cadeira no nosso legislativo, o que na escolha do nosso secretariado, também se repete um protagonismo feminino mínimo; na tentativa de igualar as oportunidades dadas a homens e mulheres nas decisões das políticas públicas da cidade, a fim de diminuir o preconceito de genero existente entre homens e mulheres, nós, os cidadãos brasileiros abaixo-assinados, residentes em nosso Município de Butiá/RS concordam plenamente com o Projeto de Lei que visa destinar uma cota mínima de 50% para as mulheres nos cargos de chefia das secretarias (com a devida competência).
Que a preferência destas vagas sejam por munícipes butiaenses e que somente com justificativa da impossibilidade do alcance da cota para nomear alguém fora destes parâmetros.
Esse é um projeto piloto a ser apresentado a Câmara de Vereadores Municipal para apreciação, aprimoramento e devido retorno à sociedade, seja sua posição negativa ou positiva, com devida argumentação.