Retorno das aulas presenciais na rede municipal de N. Srª do Socorroipal de N. Sr. d

Destinatário: Sr. Prefeito

Prezado Sr. Prefeito,
Na qualidade de pais e mães de alunos da rede municipal de ensino do município de NOSSA SENHORA DO SOCORRO, vimos perante o senhor requerer o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino no nosso município. Pelas razões abaixo expostas:

*O fechamento das escolas não inibiu o avanço do COVID-19, pelo contrario, nos últimos meses o numero de casos aumentou significativamente no nosso município.

*O fechamento das escolas têm impactos negativos na saúde psiquiátrica das crianças e adolescentes. E também causa impactos sociais e econômicos, pois muitas mães perderam os seus empregos por não terem onde deixar seus filhos.

*Dados mostram que a COVID-19 é muito menos prevalente em crianças ( cerca de 24% da população mundial), que representam apenas 2% dos casos globais. Em crianças, a doença é b pouco agressiva, com mais de 90% delas assintomáticas e menos 0,1% de óbitos.

*Diversos estudos sugerem também que as crianças raramente transmitem a COVID-19 para adultos, mesmo quando frequentando a escola. Ou seja, as crianças não são as vilãs da pandemia como se pensava no início.

*A OMS, UNICEF e UNESCO, em documento publicado em 14 de setembro de 2020, apelam aos governos para que priorizem a abertura das escolas. Na qualidade de pais e socorrenses reforçamos esse apelo.
Sabemos que não existe risco zero, mais a experiência com a abertura das escolas em outros países demonstra que é possível retomar as atividades regulares da educação de forma segura.

*De todos os direitos garantidos pela constituição, nenhum é tão essencial como a educação. Assim é difícil entender por que as escolas permanecem fechadas, enquanto restaurantes, academias e shoppings estão em pleno funcionamento. Esta mais do que na hora de NOSSA SENHORA DO SOCORRO e o SR. PREFEITO priorizarem a educação.

Dessa forma considerando que cabe ao prefeito municipal autorizar o retorno das atividades escolares presenciais, pleiteamos que a prefeitura autorize a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino ate o mês de março do presente ano.

Pais, mães e cidadãos de N. S. do Socorro.