Academia da Saúde Peruibe e Atividade de Prevenção e Promoção de Saúde

Destinatário: Prefeitura Estância Balneária de Peruíbe

A ciência já comprovou que exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, tonifica o corpo inteiro, aumenta a interação social, ajudam a prevenir doenças cardíacas, moderam o colesterol, ajuda a prevenir a obesidade, entre outras patologias como a pressão arterial, o diabetes e protege de doenças mentais, mesmo em tempos de pandemia, contribui muito. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. São inúmeros os benefícios que a prática constante de atividades físicas pode trazer para o dia a dia das pessoas e da população em geral.

Profª Drª Andréia Salvador com o projeto Corpo Falante deu início as atividades físicas ao ar livre na cidade de Peruíbe em 2013, sendo referencia em para vários municípios do Estado de São Paulo. A Profª Drª Andréia Salvador, fisioterapeuta, educadora física, mestre e doutora em reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, com iniciativa própria desde 2013 e no último ano (2020) recebendo apoio do município, tem contribuído muito para a manutenção e aumento da qualidade de vida dos cidadãos deste município e entorno, graças às práticas regulares de exercícios físicos e mentais. Executa atividades com grupos de praticantes em diferentes localidades da cidade e só aumenta o ingresso de novos integrantes, graças a coordenação da Prevenção e Promoção de Saúde sendo realizado em Unidades Básicas de Saúde e na Academia da Saúde. Inclusive, nos locais de atividades as empresas próximas apoiam com simpatia aos usuários ao ceder espaços cobertos e sanitários.

Tudo isto contribui para a contenção de gastos na rede pública de saúde. Também, são beneficiadas as pastas de áreas da Saúde, Esporte, Turismo, Cultura, além de fomentar a arrecadação no município. Nossa professora e fisioterapeuta já foi homenageada algumas vezes na Casa Legislativa da Estância Balneária de Peruíbe.

Portanto, os abaixo assinados, reivindicam maior apoio do Governo Municipal e solicitam audiência para serem ouvidos e demostrar os benefícios das atividades e a necessidade da continuidade, principalmente da Academia da Saúde que tínhamos atendimento de fisioterapia com grupos de reabilitação para dores nas costas, ombros, joelhos, fibromialgia, além das atividades de dança, pilates, ginástica e alongamento.