Destinatário: Marcio Ramos - Diretor Regional de Operações e Vice Reitor de Administração e Finanças da Universidade Estácio

Ilustríssimo Senhor Marcio Ramos - Diretor Regional de Operações e Vice Reitor de Administração e Finanças da Universidade Estácio de Sá.

REF.: ABAIXO-ASSINADO CONTRA OS AUMENTOS ABUSIVOS NOS PREÇOS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ.

Considerando:
A sobreposição do interesse pelo lucro em desfavor da fidelização dos alunos de Psicologia que buscam honrar seus pagamentos em meio à crise econômica que a PANDEMIA resultou;

A oferta da Estácio, no ato do convencimento para o ingresso na faculdade, de que a bolsa de 50%, durante todo o curso, consistiria em uma mensalidade de cerca de R$700 a R$800. E a falta de esclarecimento, no ato da matrícula de que semestralmente haveria grandes aumentos nos preços, tornando assim, sem valor a bolsa oferecida;

A falta de investimentos físicos visíveis que justifique tais reajustes;

A diferença no impacto do índice de reajuste das disciplinas do curso de Psicologia frente aos demais cursos similares em outras universidades no mesmo nível;

A contribuição dos reajustes acima do que seria razoável praticar, insuflando a evasão de alunos do curso, em busca de transferência para outras instituições que cobram valores menores;

A despeito das planilhas de custos e despesas, previstas pela Lei n°9.870/1999, entendemos ser desnecessário reajustes tão altos diante do lucro proporcionado com as mensalidades atuais;

Que a redução e o congelamento do valor das disciplinas do curso de Psicologia, Universidade Estácio de Sá, seja estendido a todos os alunos desse curso, independentemente de sua assinatura neste documento;

A necessidade de criar uma bolsa com percentual que seja também atualizado de acordo com os aumentos nos preços das disciplinas, para que se enquadre e se adeque ao foi ofertado pela instituição, como forma de persuadir os interessados a ingressarem como alunos da Estácio;

Fica este abaixo-assinado, como sendo mais uma oportunidade de ajuste de conduta entre alunos e gestores da Universidade Estácio de Sá, de modo a harmonizar a satisfação dos acionistas e os anseios dos alunos, fortalecendo o vínculo destes com esta instituição que oferece a excelência no ensino, o respeito e a transparência nas relações com seus alunos e a promoção humana;

Certos do seu atendimento ao presente pleito, seguem as assinaturas.