Reajuste de Reembolso de Km

Destinatário: Capital Humano

Nós, técnicos de campo abaixo-assinados, representantes de todas as regiões do Estado de São Paulo, vimos por meio desta solicitar o auxílio do Capital Humano, como nossa última opção na intermediação de negociação de reajuste de reembolso de quilometragem.

Esta solicitação se deve, entre outros fatos, pelo motivo de já termos tentado auxílio através de nossos supervisores diretos, sem sucesso.
Um deles (não vamos nomear, pois não é essa a intenção no momento) sequer chega a ouvir e avaliar as solicitações; o outro, após ouvir todos os nossos argumentos e ver os números de custo apresentados, ousou dizer que "de acordo com a planilha de custos da empresa" o reembolso deveria ser de R$ 0,62, mas por uma "bondade" da empresa permaneceria R$ 0,63.
Detalhe importante: a tal planilha apresentada como base, erroneamente apresenta o valor da gasolina a R$ 3,40 (impossível de ser encontrado em qualquer posto de combustíveis do Estado), fato este que foi ignorado, mesmo após ser demonstrado o erro. Sem contar as outras inúmeras artimanhas usadas para mascarar o cálculo e apresentar não valores justos, e sim valores que atendam a necessidade da empresa.

Nós como trabalhadores que sempre nos esforçamos para levar o nome da empresa da melhor forma, nos sentimos menosprezados com esta resposta e a total indiferença da empresa quanto as nossas solicitações.

Outro fato que nos entristece e desmotiva, é saber que este valor estava sem reajuste (na época R$ 0,52) a muitos anos, e foi reajustado pela última vez para R$ 0,63 em Abril/2018, somente pelo motivo da necessidade da Connectcom de assumir o contrato Prodesp, visto que os técnicos que seriam contratados para atender aquele projeto, ja recebiam o valor de R$ 0,63 e não aceitariam receber menos. Ou seja, a empresa aumentou quando precisou atrair profissionais de fora, mas não valoriza os presentes.
Desde então, mesmo após inúmeros aumentos de combustíveis e dos custos de manutenção de nossos veículos, permaneceu sem alteração (mesmo após insistentes pedidos de nossa parte).

No momento atual, os atendimentos estão se tornando insustentáveis pelo valor atual, motivo pelo qual solicitamos uma urgência na tratativa desse reajuste.

Lembrando que já existe jurisprudência no Tribunal Superior do Trabalho, transitado em julgado que diz o seguinte:
"Nos termos do art. 2º, caput, da CLT, em face da prerrogativa diretiva e de controle que mantém no contrato de trabalho, a empregadora deve arcar com os riscos do empreendimento econômico, sendo vedada a transferência desse encargo ao empregado, sob pena de inversão das atribuições inerentes a cada um dos pactuantes."

Traduzindo: cabe à empresa, e não ao empregado, arcar com os custos e aumentos inerentes a utilização de veículo próprio para uso no cumprimento das funções trabalhistas.

Motivo pelo qual informamos que tal valor hoje pago é incompatível com a realidade, e que necessita de reajuste.

[A resposta poderá ser encaminhada para os técnicos de Microinformática II do Estado de SP]