CARTA ABERTA AOS PROFESSORES DO NÚCLEO CIÊNCIAS DA VIDA- UFPE/CAA

Destinatário: Drª FABÍOLA MOURA MOROTÓ ROCHA E Dr. EZIEL CAVALCANTI VASCONCELOS ROCHA

Quando expostas a situações que revelam a própria ignorância, as pessoas podem escolher dois caminhos: o primeiro é ter a humildade de admitir que sabem pouco, aprender com quem sabe mais e buscar o aprofundamento desses conhecimentos para então ser menos ignorante; o segundo é espernear, não querer aceitar e preferir continuar da mesma forma que começou todo o processo: um ser que sabe pouco e prefere ser assim ao invés de crescer após o incômodo.

Diante disso, a turma 04 escolheu trilhar o primeiro caminho, onde assumiu a responsabilidade em estudar para garantir uma atuação médica mais solidificada e pautada no conhecimento repassado. No entanto, a mesma pluralidade na sociedade reverbera em nossa turma: apresentamos opiniões distintas que, por si só, não são problema; a dificuldade é justamente saber emitir uma opinião construtiva sem afetar juízos de valor.

Embora não saibamos exatamente como a situação iniciou, nos cabe somente reconhecer que as palavras possuem peso e que, ao ofender alguém, as desculpas são imprescindíveis. A minoria, que escolheu ofender no lugar de ter um diálogo maduro acerca de suas insatisfações, não representa a totalidade da 04. Ainda assim, todo o curso poderá perder vossas docências e o prejuízo para a formação de tantos médicos será incalculável, caso isto ocorra.

Lidamos com um ambiente de muito estresse e o desgaste existe, mas isso não justifica atacar a docência ou a personalidade de quem está disposto a nos ensinar. É pelo enorme diferencial que os senhores promovem em nosso curso que pedimos vossa permanência em nossa instituição, ao mesmo tempo que estabelecemos nosso compromisso em nos avaliar como discentes e também como responsáveis por nossos atos e julgamentos. Sendo assim, a Turma 04 vem por meio deste pedir desculpas, por condutas que feriram sua capacidade enquanto docente, seu caráter como pessoas ou quaisquer ofensas proferidas contra os senhores. Repetimos: isso não representa a posição de toda a turma e, se formos falar de vontade unânime, pedimos encarecidamente que não peçam exoneração.

Enfatizamos, por fim, que lamentamos profundamente o ocorrido e expressamos nossa admiração pelos grandes médicos e professores que os senhores são e nossa gratidão por todos esses anos em que os senhores compartilharam conosco seus ensinamentos e aprendizados.