CARTA ABERTA aos professores do terceiro ano do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco - Núcleo Ciências da Vida

Destinatário: Prof. Eziel Cavalcanti Vasconcelos Rocha e Profª. Fabíola Moura Morotó Rocha

Caros Drs. Eziel Rocha e Fabíola Morotó,
A Turma 06 do curso de Medicina do Núcleo de Ciências da Vida da Universidade Federal de Pernambuco vem por meio desta carta aberta e coletiva expressar nossas preocupações quanto à saída dos Sres. do quadro de docentes do nosso curso.
Reconhecemos a grande importância que os Sres. têm na nossa formação profissional e humana, visto a essencialidade de suas habilidades dentro de especialidades imprescindíveis para a Medicina. Nos poucos momentos que a Turma 06 teve a oportunidade de ser acompanhada pelos Sres., percebemos e louvamos o empenho e a excelência pelos quais nos são transmitidos conhecimentos valiosos que nos seguirão pelo restante de nossas vidas profissionais. Sabemos que, em muitos momentos futuros na universidade, haverão mais oportunidades de inserção da Patologia e da Radiologia em nossos módulos temáticos e desejamos veementemente pela manutenção da qualidade de ensino que sempre é oferecida pelos Sres., além também dos momentos de tutorias.
Em nome da classe estudantil do nosso curso, nos desculpamos por qualquer ocorrido que tenha vindo a duvidar ou por sob julgamento injusto o ofício exercido pelos Sres. Reiteramos que opiniões individuais não representam o coletivo; o que é dito nesta carta é confirmado pela opinião da maioria de nossa turma, se não por sua totalidade, levando em conta que o momento pandêmico dificulta a obtenção de assinaturas no documento. Infelizmente, a desvalorização da classe docente é um problema real e muito presente na atualidade, mas afirmamos nosso compromisso de remodelar diariamente essa realidade.
Por isso, solicitamos aos Sres. que, se possível, reconsiderem as suas permanências em nosso quadro de docentes, pelo menos até que se mostre possível a contratação de professores capazes de substituí-los. Mas saibam que, ainda assim, nos seria uma perda imensurável não os ter mais como colaboradores de nosso aprendizado.
Abaixo seguem as assinaturas dos discentes da Turma 06 do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste - Núcleo Ciências da Vida, em acordo com o expresso nesta Carta Aberta.