RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS TEOFILO OTONI - MG

Destinatário: PREFEITURA MUNICIPAL DE TEÓFILO OTONI-MG

Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito da cidade de Teófilo Otoni-MG
Sr. Daniel Sucupira

Diante da complexidade do enfrentamento da pandemia de Covid-19, as diversas esferas de governo adotaram medidas extremas com vistas a evitar o colapso do sistema de saúde, dentre as quais, a suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares.

No decurso dos 12 meses de combate à pandemia, houve avanços significativos em relação ao tratamento da doença, o que possibilitou que não houvesse colapso do sistema de saúde no estado e no município de Teófilo Otoni-MG.

Sabemos que priorizar o bem-estar físico e psíquico e o melhor interesse da criança e do adolescente é dever do Estado, da família e da sociedade, garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

A manutenção das escolas fechadas vem causando danos de curto a longo prazo a toda uma geração e significa clara ameaça ao direito à educação das crianças e adolescentes.

Dentre os danos causados destacam-se ansiedade, depressão, abusos físicos, evasão escolar, problemas de aprendizado, atrasos no desenvolvimento psicomotor, exposição excessiva às telas de mídias sociais, obesidade, dentre outros, como comprova um estudo realizado recentemente pela Faculdade de Medicina da UFMG. Assim, o fechamento prolongado das escolas está causando impacto psicossocial crescente nos alunos, e reabri-las com consciência e segurança, de acordo com os protocolos sanitários, torna-se prioridade.

O governo estadual já deu notoriedade à autorização de retorno gradual e seguro das atividades presenciais nas escolas, ficando ao encargo do governo municipal a decisão competente.

Sendo assim, requeremos enquanto pais e cidadãos, uma nota pública sobre as estratégias e ações realizadas na educação para o retorno seguro das atividades escolares e a reabertura das escolas.

Por fim, pontuamos que o direito de democracia referente a reabertura das escolas deve, primeiramente, ter espaço e possibilidade de existir, e com as escolas fechadas a única opção é o isolamento permanente de nossas crianças e adolescentes.

Confiando no altruísmo e responsabilidade que norteia V. Exa., subscrevem-se.

Teófilo Otoni, 27 de fevereiro de 2021.

Elegemos como representantes do nosso movimento:

Carolina Vasconcelos da Silva Telles
CPF: 10132458730