Abaixo-assinado - Trabalho Laboratorial (Português EB)

Destinatário: trindade.graca@gmail.com

a) Considerando que os novos programas de Português do Ensino Básico reconhecem o valor nuclear e multifuncional da aprendizagem da língua materna:

«os programas a seguir explanados foram concebidos e desenhados à luz da clara consciência de que a disciplina a que se reportam ocupa um lugar de capital importância na economia curricular em que se integram. Por outras palavras: o ensino e a aprendizagem do Português determinam irrevogavelmente a formação das crianças e dos jovens, condicionando a sua
relação com o mundo e com os outros.» (p.6);

[A]«aprendizagem do Português define-se como componente fundamental da formação escolar. Para além disso (e mesmo antes disso), a aprendizagem da língua condiciona e favorece a relação da criança e do jovem com o mundo, bem como a progressiva afirmação de procedimentos cognitivos, de competências comunicativas e de atitudes afectivas e valorativas que são determinantes para a referida relação com o mundo e com aqueles que o povoam.» (p.6);

«a aprendizagem do Português encontra-se directamente relacionada com a configuração de uma consciência cultura. Sendo a língua de escolarização no nosso sistema educativo, o português afirma-se, antes de mais por essa razão, como um elemento de capital importância em todo o processo de aprendizagem, muito para além das suas “fronteiras” disciplinares. O princípio da transversalidade afirma aqui toda a sua relevância» (p.12);

b) Considerando que a operacionalização do novo programa de Português do Ensino Básico pressupõe:

«aceder a um raciocínio formal, baseado quer na observação e na prática da actividade experimental, quer em princípios lógicos e em generalizações sistematizadoras» (p.73);
[os alunos] «confrontam-se com o desafio de investir na produção escrita recursos de que se apropriaram nas actividades de compreensão e de expressão oral e de leitura. Esse trabalho de carácter experimental e oficinal, já iniciado no 1.º ciclo, organiza-se, executa-se e avalia-se de forma mais consistente. Sob a orientação do professor, os alunos, individualmente ou em grupo, definem critérios de elaboração de textos escritos, que funcionam como referenciais, quer de avaliação, tendo em vista um processo de aperfeiçoamento e de reescrita, quer de nova produção.» (p.74);

[Relativamente à competência do Conhecimento Explícito da Língua] «Uma criteriosa actividade de descoberta, reflexão, explicitação e sistematização de conhecimentos sobre a língua» (p.74);

[No que se refere à competência de escrita] «o tempo a dedicar à escrita deve ser mais generoso, por ser esta uma competência cujos desempenhos implicam uma grande complexidade.» (p.108);

«momentos específicos de trabalho de oficina de escrita ou de laboratório de língua, com recurso aos meios informáticos e a materiais de apoio diversificados: ficheiros, formulários, dicionários, prontuários, gramáticas...» (p.109);

«Assim, importa dar ao aluno oportunidades para:
i) Utilizar criticamente a Internet na busca e no tratamento de informação multimodal, em função de diferentes objectivos de estudo;
ii) Utilizar programas informáticos tendo em vista uma apresentação cuidada de trabalhos;
iii) Utilizar programas de processamento e edição de texto para as tarefas de revisão da escrita;
iv) Trocar e partilhar informação por via electrónica, respeitando regras de comportamento no uso da Internet;
v) Ser crítico, relativamente ao uso das TIC no acesso à informação, na resolução de problemas ou na produção de trabalho criativo» (p.109);

«Importa igualmente desenvolver as capacidades de pesquisa, de levantamento de hipóteses, de abstracção, de análise e de síntese, em direcção a um pensamento cada vez mais formal. Assegura-se, assim, o alargamento e a complexificação de formas de raciocínio, de organização e de comunicação de saberes e pontos de vista pessoais.» (p.112);

[Estratégias de] «Manipulação» [seguida de] «Detecção de regras» (vários quadros).

É urgente, imperioso proceder ao desdobramento de cada turma em dois turnos, num dos blocos de 90 minutos da sua carga horária semanal, de forma a criar as condições indispensáveis a uma aplicação rigorosa do referido texto programático.

Esta é uma das medidas essenciais para que as metodologias de trabalho, que conferem sustentabilidade às opções programáticas, se tornem realmente eficazes na obtenção dos resultados esperados.