Retorno da Identificação do Município nas Placas de Identificação

Destinatário: Tarcísio Gomes de Freitas

1-Segurança Pública, a autoridade policial ao visualizar veículo de município longínquo à região, já realiza uma abordagem mais cautelar, maior exemplo foi o assalto a banco no sul de SC no final no ano de 2020, possivelmente, os bandidos se infiltraram entre os cidadãos daquela região e, com placas sem a identificação, não levantaram suspeitas das Autoridades Policiais;

2-Faciidade de identificação do município de origem por todos os cidadãos, as placas atuais, só é possível verificar esse item através de aplicativo, que por si depende de sinal de internet, impossibilitando os cidadãos excluídos digitalmente de colaborar com as Autoridades das áreas de segurança pública;

3-A identificação já estava prevista nas primeiras resoluções que tratavam da nova PIV (placas de identificação veicular, Resolução 729 CONTRAN), portanto a grande maioria das Empresas Estampadoras já possuem equipamento para inserir as identificações, o que não geraria custos e investimentos adicionais, nem para o cidadão e nem para os Empresários do Setor;

4-Também se trata de uma questão de tradição, todas os modelos de placas adotados no nosso País nos últimos 80 anos traziam a nomenclatura do Estado e Cidade a qual o veículo pertence, principalmente se considerarmos as dimensões continentais do Brasil;

5-A alteração quando entrar em vigor, passaria a ser gradativa para os veículos já emplacados ou por vontade própria do proprietário do veículo, não obrigando nenhum cidadão que já instalou a PIV atual a substituir ou incluir a identificação do município.