PROTEÇÃO À VIDA DOS CONDÔMINOS PORTO E VELEIROS DE IBIUNA

Destinatário: Aos Srs Síndicos do Porto e Veleiros

Nós abaixo-assinados, moradores dos Condomínios Porto e Veleiros, em Ibiúna, requeremos a V.Sas. atendimento 24 horas, todos os dias da semana, pelo SISVEP (atendimento médico, enfermagem e ambulância).

Considerando que: (1) estamos vivendo um dos momentos mais graves da história da humanidade; (2) todos corremos risco de vida; (3) o Governo do Estado de SP decretou FASE EMERGENCIAL até o dia 30/03/2021; (4) que os dois condomínios já estão recebendo número maior de pessoas; (5) que, lamentavelmente, um dos nossos vizinhos, do Veleiros, apesar do esforço da enfermeira do Centro Médico, faleceu a caminho de Ibiúna, em uma ambulância do SAMU - na ocasião não havia médico e ambulância no SISVEP; (7) No último ano, as despesas com eventos e festas foram suspensas e, portanto, acreditamos haver caixa suficiente para alocação em saúde e proteção à vida; (8) Comunidades contrataram ambulância própria (inclusive com recursos de doações) para proteção permante dos moradores, o que deveria ser um exemplo a ser seguido por nós, que temos recursos próprios e não estamos dando a devida importância à gravidade do assunto; (9) que a pesquisa, usada na AGE de 28/01/2021, para sustentar a decisão pela não contratação dos médicos e ambulância durante a semana, não tem fundamento legal, foi realizada em um outro contexto menos grave da pandemia (no início de maio/2020), além de não ter valor de voto e não poder representar resposta eterna sobre o tema.

Tivemos uma perda irreparável e, de fato, nunca saberemos se a presença de um médico, com a ambulância saindo imediatamente com nosso vizinho, para um hospital, seria suficiente para salvar sua vida. No entanto, se tivéssemos a estrutura adequada, e ainda assim o perdêssemos, teríamos certeza que não foi por falta de recursos do condomínio.

Hoje, temos uma certeza: a estrutura de saúde adequada já salvou muitas vidas no Porto e Veleiros. E esta estrutura nunca foi tão necessária quanto agora. Minutos no socorro podem ser a diferença entre a vida e a morte.

Pedimos, por gentileza, que as administrações dos condomínios apreciem nosso pedido com urgência. E solicitamos um pronunciamento, por escrito, em 48 horas, a partir do recebimento deste abaixo-assinado. A vida não espera.

Atenciosamente, os abaixo-assinados: