Cancelamento do aumento da mensalidade do Cabanga

Destinatário: secretaria@cabanga.com.br

Prezados Sócios do Cabanga,

Não sei se todos sabem, mas o Conselho Deliberativo junto à Comodoria irão nos presentear, em meio a um lockdown, pela segunda vez em um ano, com um aumento de 15% em nossas mensalidades a partir de abril, mesmo o clube sendo superavitário.

Acreditamos que não é sensato , no tempo sombrio que vivemos, um reajuste abusivo deste porte, ultrapassando os principais índices de inflação e bom senso.

Claro que todos nós estamos gostando das melhorias que temos visto no clube, mas após a finalização da dragagem, não há mais obras emergenciais a serem feitas e sim projetos de melhorias nas instalações que podem ser parcialmente adiadas enquanto o clube acumula recursos, já que é bastante superavitário.

Mas este clube é feito de pessoas, muitas delas sofrendo com os efeitos econômicos desta crise sanitária.

Sendo assim, resolvemos fazer um abaixo-assinado para tentar demover o conselho dessa decisão equivocada e precisamos do apoio de todos que se sentem indignados e insatisfeitos com tal medida, inclusive os proprietários de embarcações que tiveram suas taxas também majoradas sem necessidade, pois já são caras.

Você, que não está sentindo o efeito da crise na pele, mas exerce alguma empatia para com os demais, é muito bem-vindo, seja para opinar ou simplesmente assinar.

Abaixo está o texto da carta a ser encaminhada ao Presidente do Conselho do clube.

--------------

Ao Ilmo Presidente do Conselho Deliberativo do Cabanga Iate Clube de Pernambuco

Caro Sr. Mário Jácome,

Os sócios proprietários abaixo assinados, devidamente qualificados, vem por meio do presente documento, respeitosamente, solicitar que seja convocada, por Vossa Senhoria, reunião especial deste Ilustre Conselho Deliberativo para deliberar a respeito do pleito, ora apresentado, de suspender a implementação do aumento mensalidade, aprovado na última reunião do Conselho Deliberativo realizada em março de 2021, tendo em vista o agravamento da situação sanitária decorrente do COVID-19.

É de se destacar que os associados do Cabanga, como não poderia ser diferente, estão enfrentando uma das piores situações sociais e econômicas já vivenciadas em nosso país. As recentes medidas governamentais que agravaram as restrições a diversas atividades em nosso Estado (Decreto 50.433/2021) atestam que estamos vivendo um evento de força maior, de modo que o Cabanga e seu Conselho Deliberativo não podem ficar alheios a tais fatos.

Quem vive nosso querido Clube, aproveita e reconhece as inúmeras melhorias realizadas, bem como percebe o zelo e dedicação na manutenção das diversas instalações sociais. Dessa forma, o presente pleito não se apresenta, nem pode ser confundido, como uma discordância a forma de gestão do Clube.

Ainda, como atestam as demonstrações financeiras do Clube, e graças ao esforço não apenas desta gestão, mas de gestões anteriores, a instituição se mostra superavitária, com caixa e receita suficientes para fazer frente ao seu custeio, sem que haja risco de comprometimento de nosso patrimônio.

Contudo, diante da perda de receita de muitos de nossos associados, bem como diante do agravamento da situação da pandemia, que causa imensa instabilidade e incerteza, e que, inclusive ocasionará o fechamento por completo do Clube, entendemos que a implantação de novo aumento na taxa de mensalidade se mostra medida inoportuna, inadequada e que afronta os anseios dos proprietários do Cabanga.

Diante destas considerações, solicitamos especial atenção de Vossa Senhoria, para que, agindo com a ponderação que lhe é peculiar, convoque reunião especial do Ilustre Conselho Deliberativo para deliberar a respeito do pleito de suspensão da implantação do aumento aprovado na reunião realizada em março de 2021.

Certos de sua compreensão.