Abaixo-Assinado (#53079):

Vacinação aos Estudantes de Enfermagem

Destinatário: abendf@aben-df.com.br

A Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Distrito Federal gostaria de reforçar o Ofício nº 234/2021/CGPNI/DEIDT/SVS/MS, que orienta a vacinação como grupo prioritário "Trabalhadores de Saúde ", não apenas os enfermeiros, técnicos e auxiliares que fazem parte dessa equipe. O documento reforça a participação de estudantes de Enfermagem, bem como os Enfermeiros que estão os acompanhando nas atividades em campo.
A Educação em Enfermagem é notoriamente fundamental para a sociedade e, em momentos de crise como da pandemia da covid-19, essa máxima se torna ainda mais enfática. Estudantes e docentes de todas as etapas dos cursos técnicos e de graduação em Enfermagem necessitam, durante a sua formação, estar em cenários onde o cuidado acontece, aprovisionando assistência à população e tendo contato direto com usuários/pacientes/clientes/trabalhadores, o que aumenta o risco de exposição a patógenos como o SARS-CoV-2, assim como ocorre para com os demais profissionais da saúde. Ademais, após um ano de pandemia e o retorno as atividades em instituições de ensino, vale lembrar que a Lei Federal nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, estabelece normas educacionais excepcionais adotadas pelos sistemas de ensino, sejam públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade.
Destaca-se o art. 9º no qual a “União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal implementarão, em regime de colaboração, estratégias intersetoriais de retorno às atividades escolares regulares nas áreas de educação” e o art.6º que orienta que o “retorno às atividades escolares regulares observará as diretrizes das autoridades sanitárias e as regras estabelecidas pelo respectivo sistema de ensino”. Ainda, considerando decisões coletivas para diminuir os impactos sociais causados pela pandemia.
A vacinação contra a covid-19 é a única terapia profilática cientificamente comprovada como prevenção da doença. Diante do cenário atual, em que há disponibilidade limitada de doses de vacina e o contexto pandêmico no qual a grande maioria da população, ainda, está altamente suscetível à infecção pelo vírus, e o surgimento de uma nova variante que está rapidamente se disseminando e contribuindo para o aumento de casos, internações e sobrecarga ao sistema de saúde, a operacionalização da vacinação de docentes e estudantes para integrarem o front assistencial urge em todo o país.
Algumas escolas e cursos estão com dificuldade de retorno ao estágio obrigatório, devido, entre outros motivos, à maior exposição dos profissionais (professores e alunos) frente à contaminação. Foi solicitado uma breve descrição dos quantitativos frente alunos e profissionais

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.